Em janeiro de 2018, um meio de comunicação nacional noticiou...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q880826 Enfermagem

Em janeiro de 2018, um meio de comunicação nacional noticiou: Uma grávida foi baleada na cabeça durante uma tentativa de assalto em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. (...) foi levada para a UPA e, em seguida, para o Hospital Geral onde está internada em estado gravíssimo. O bebê nasceu, mas também está em estado grave. (Disponível em:<https://g1.globo.com> Acesso em: 25 jan. 2018).


Considerando o caso apresentado, em que houve uma parada cardiorrespiratória (PCR) da gestante, analise as orientações abaixo.


I Nos casos de gestantes, a sequência da reanimação deve ser A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas) com a finalidade de melhorar a oxigenação para a criança.

II Se a altura do fundo uterino for igual ou superior ao nível do umbigo, o deslocamento manual do útero para a esquerda pode ser benéfico para o alívio da compressão aortocava durante as compressões torácicas.

III Na reanimação, os profissionais devem colocar a paciente grávida em uma inclinação lateral de 30º para a esquerda com apoio para a pelve e o tórax, com o objetivo de ajudar na descompressão da artéria aorta.

IV A cesariana perimorte deve ser considerada após 4 minutos da PCR materna ou dos esforços de ressuscitação (para PCR não presenciada), se não houver retorno da circulação espontânea materna.


Em relação às orientações da American Heart Association (2015) sobre as situações especiais em ressuscitação para PCR durante a gravidez, estão corretas as condutas que constam nos itens

Alternativas