Otávio, 19 anos, aluno do curso de Medicina, procura apoio i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q851119 Psicologia
Otávio, 19 anos, aluno do curso de Medicina, procura apoio institucional com queixas de perseguição em sala de aula. Segundo o aluno, o professor o está perseguindo, expondo suas limitações e o colocando em situações constrangedoras diante da turma. Além disso, o aluno comenta que tem ouvido vozes, o que o tem deixado perturbado, e ele acredita que todos conhecem os seus pensamentos. Diante desse quadro, a hipótese diagnóstica para o caso é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é B - Esquizofrenia.

Vamos entender melhor por que essa é a resposta correta e por que as outras alternativas não se aplicam ao caso de Otávio.

Primeiramente, observe que Otávio apresenta sintomas de perseguição, ouve vozes e acredita que todos conhecem seus pensamentos. Esses sintomas são bastante característicos dos transtornos psicóticos, mais especificamente da esquizofrenia.

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que afeta a forma como uma pessoa pensa, sente e se comporta. Os sintomas incluem:

  • Delírios: crenças falsas e irracionais (como a perseguição mencionada por Otávio).
  • Alucinações: ouvir, ver ou sentir coisas que não estão presentes (como as vozes que Otávio ouve).
  • Desorganização do pensamento: pensamento confuso ou dificuldade para organizar pensamentos.
  • Comportamento desorganizado ou anormal.

Agora, vamos analisar as outras alternativas e entender por que não são adequadas para este caso:

A - Dependência química

A dependência química pode causar sintomas psicóticos, mas não é a hipótese mais provável aqui, pois a questão não menciona uso de substâncias. Além disso, os sintomas apresentados por Otávio são típicos de um transtorno psicótico primário e não secundário ao uso de substâncias.

C - Mania com sintomas psicóticos

A mania com sintomas psicóticos é um subtipo do transtorno bipolar, caracterizado por humor elevado, expansivo ou irritável, e aumento da energia. Apesar de também poder apresentar delírios e alucinações, Otávio não mostra sinais de humor elevado ou expansivo que são típicos da mania.

D - Depressão psicótica

A depressão psicótica é uma forma grave de depressão major, acompanhada por sintomas psicóticos. No entanto, a questão não menciona sintomas de depressão (como tristeza profunda, anedonia, fadiga), o que torna essa alternativa menos provável.

Portanto, com base nos sintomas descritos e no conhecimento sobre psicopatologia, a hipótese diagnóstica mais adequada para Otávio é Esquizofrenia.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ouvir vozes... 

Quais os sintomas? 

A esquizofrenia apresenta várias manifestações, afetando diversas áreas do funcionamento psíquico.  Os principais sintomas são:

1. delírios: são idéias falsas, das quais o paciente tem convicção absoluta. Por exemplo, ele se acha perseguido ou observado por câmeras escondidas, acredita que os vizinhos ou as pessoas que passam na rua querem lhe fazer mal.

2. alucinações: são percepções falsas dos órgãos dos sentidos. As alucinações mais comuns na esquizofrenia são as auditivas, em forma de vozes. O paciente ouve vozes que falam sobre ele, ou que acompanham suas atividades com comentários. Muitas vezes essas vozes dão ordens de como agir em determinada circunstancia. Outras formas de alucinação, como visuais, táteis ou olfativas podem ocorrer também na esquizofrenia.

3. alterações do pensamento: as idéias podem se tornar confusas, desorganizadas ou desconexas, tornando o discurso do paciente difícil de compreender. Muitas vezes o paciente tem a convicção de que seus pensamentos podem ser lidos por outras pessoas, ou que pensamentos são roubados de sua mente ou inseridos nela. 

4. alterações da afetividade: muitos pacientes tem uma perda da capacidade de reagir emocionalmente às circunstancias, ficando indiferente e sem expressão afetiva. Outras vezes o paciente apresenta reações afetivas que são incongruentes, inadequadas em relação ao contexto em que se encontra. Torna-se pueril e se comporta de modo excêntrico ou indiferente ao ambiente que o cerca.

5. diminuição da motivação: o paciente perde a vontade, fica desanimado e apático, não sendo mais capaz de enfrentar as tarefas do dia a dia. Quase não conversa, fica isolado e retraído socialmente. 

Outros sintomas, como dificuldade de concentração, alterações da motricidade, desconfiança excessiva, indiferença, podem aparecer na esquizofrenia. Dependendo da maneira como os sintomas se agrupam, é possível caracterizar os diferentes subtipos da doença. A esquizofrenia evolui geralmente em episódios agudos onde aparecem os vários sintomas acima descritos, principalmente delírios e alucinações, intercalados por períodos de remissão, com poucos sintomas manifestos. 

 

Até acertei.  Mas fiquei na dúvida entre esta e a C. Pq não poderia ser a C? Por causa da perseguição é?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo