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DEBRET, J. B. Coleta de esmolas para a Igreja do Rosário, 1828. Disponível em: <http://www.turismo-rs.com/imagens/irmandade-negra.jpg>. Acesso em: 4 maio 2016.
Parte dos livros didáticos de história privilegiam obras de Debret que representam o trabalho escravo e a violência sofrida por eles. Contudo, o artista francês também representou aspectos da cultura dos africanos e dos afrodescendentes na América portuguesa, como as irmandades. A representação da irmandade indica que ela se constituía como um espaço de:
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Sobre as irmandades religiosas negras no Brasil colonial, vamos selecionar a alternativa correta:
A) Incorreta – As irmandades não eram, em sua essência, organizações de apoio direto a escravos fugidos. Embora algumas irmandades tivessem como objetivo arrecadar fundos para comprar a alforria de seus membros, não eram espaços de refúgio para escravos fugidos. Elas tinham uma função mais ligada à organização religiosa e social dos afrodescendentes, sobretudo negros livres e forros, sendo menos focadas em atividades de apoio a escravos fugidos.
B) Incorreta – A ideia de rejeição ao catolicismo está incorreta. As irmandades eram, na verdade, organizações dentro da estrutura do próprio catolicismo, e não uma forma de rejeitá-lo. Embora elementos da religiosidade africana estivessem presentes, havia uma adaptação ao catolicismo, o que caracteriza a transculturação, e não uma rejeição. As irmandades utilizavam os ritos católicos como um meio para manter alguma forma de identidade cultural africana.
C) Incorreta – Embora as irmandades fossem um espaço de socialização, não eram, durante o período colonial, associações explicitamente políticas ou abolicionistas. O objetivo principal era religioso e social, com atividades voltadas à solidariedade entre os membros. A abolição da escravidão e os debates sobre isso viriam mais tarde, em outros contextos, sendo conduzidos por outros grupos sociais, e não especificamente pelas irmandades religiosas.
D) Correta – Essa é a alternativa correta, pois, refere-se ao processo de transculturação, que é a troca e fusão de elementos culturais entre grupos. No caso das irmandades de negros no Brasil colonial, havia uma mistura entre elementos da religiosidade africana e do catolicismo imposto pela colonização. Essas irmandades, ligadas às confrarias religiosas, também tinham um papel importante na arrecadação de recursos para a construção de igrejas, ritos funerários e assistência social aos membros. Além disso, as irmandades ofereciam espaços de sociabilidade e preservação de identidades, sem romper completamente com o catolicismo, mas hibridizando crenças.
Gabarito – Letra D
Referência:
de Carvalho, Márcio Douglas. "Irmandades religiosas e devoção a santos negros no Brasil escravocrata." Vozes, Pretérito & Devir: Revista de historia da UESPI 6.1 (2017): 197-215.
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Comentários
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GAB:: D.
Questão em que a resposta está justamente na fonte "DEBRET, J. B. Coleta de esmolas para a Igreja do Rosário, 1828. Disponível em: <http://www.turismo-rs.com/imagens/irmandade-negra.jpg>. Acesso em: 4 maio 2016"
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