O transtorno de personalidade antissocial é uma condição em ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - enganar e manipular as pessoas ao seu redor.
Vamos entender por que essa é a alternativa correta e por que as demais não se aplicam ao transtorno de personalidade antissocial.
O transtorno de personalidade antissocial é caracterizado por um padrão persistente de desrespeito e violação dos direitos dos outros. Este comportamento começa na infância ou início da adolescência e continua na idade adulta. As pessoas com esse transtorno muitas vezes exibem comportamentos enganadores e manipuladores, sendo incapazes de conformar-se às normas sociais que envolvem um comportamento legal e ético. Eles podem mentir repetidamente, usar nomes falsos ou enganar os outros para obter lucro pessoal ou prazer. Portanto, a alternativa D é a correta por refletir essa característica fundamental do transtorno.
Alternativa A: "controlar meticulosamente manifestações de agressividade" está incorreta porque as pessoas com transtorno de personalidade antissocial geralmente não controlam suas manifestações de agressividade. Pelo contrário, elas tendem a ser impulsivas e podem se envolver em comportamentos agressivos e violentos.
Alternativa B: "apresentar autoestima prejudicada" não é uma característica primária do transtorno de personalidade antissocial. Embora a autoestima possa ser afetada em muitos transtornos de personalidade, no caso do transtorno antissocial, o foco está mais no comportamento manipulador e na falta de remorso do que na autoestima.
Alternativa C: "preocupar-se excessivamente com sua própria segurança" também não é uma característica principal desse transtorno. Na verdade, indivíduos com transtorno de personalidade antissocial muitas vezes demonstram um descaso imprudente pela segurança própria e dos outros, envolvendo-se em atividades perigosas sem considerar as consequências.
Resumindo, a alternativa D é correta porque reflete a tendência das pessoas com transtorno de personalidade antissocial de enganar e manipular os outros. As demais alternativas descrevem características que não são centrais para esse transtorno.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra D.
TRANSTORNO DA PERSONALIDADE ANTI-SOCIAL (SOCIOPATIA)
Segundo a tradição psicopatológica, os sociopatas são pessoas incapazes de uma interação afetiva verdadeira e amorosa. Não tem consideração ou compaixão pelas outras pessoas, mentem, enganam, trapaceiam, prejudicam os outros, mesmo a quem nunca lhes fez nada.
Eis aqui como a CID-10 os descreve:
- Indiferença e insensibilidade pelos sentimentos alheios.
- Irresponsabilidade e desrespeito por normas, regras e obrigações sociais.
- Incapacidade de manter relacionamentos, embora não haja dificuldade em estabelecê-los.
- Muita baixa tolerância a frustração e baixo limiar para descarga de agressão, inclusive violência.
- Incapacidade de experimentar culpa e de aprender com a experiência, particularmente com a punição.
- Propensão marcante para culpar os outros ou para oferecer racionalizações plausíveis para o comportamento que gerou seu conflito com a sociedade.
- Crueldade e sadismo são frequentes nesse tipo de personalidade.
fonte: Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais - Paulo Dalgalarrondo (pág. 271)
DSM-V > Transtorno da Personalidade Antissocial Critérios Diagnósticos 301.7 (F60.2)
A. Um padrão difuso de desconsideração e violação dos direitos das outras pessoas que ocorre desde os 15 anos de idade, conforme indicado por três (ou mais) dos seguintes:
1. Fracasso em ajustar-se às normas sociais relativas a comportamentos legais, conforme indicado pela repetição de atos que constituem motivos de detenção.
2. Tendência à falsidade, conforme indicado por mentiras repetidas, uso de nomes falsos ou de trapaça para ganho ou prazer pessoal.
3. Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro.
4. Irritabilidade e agressividade, conforme indicado por repetidas lutas corporais ou agressões físicas.
5. Descaso pela segurança de si ou de outros.
6. Irresponsabilidade reiterada, conforme indicado por falha repetida em manter uma conduta consistente no trabalho ou honrar obrigações financeiras.
7. Ausência de remorso, conforme indicado pela indiferença ou racionalização em relação a ter ferido, maltratado ou roubado outras pessoas.
B. O indivíduo tem no mínimo 18 anos de idade.
C. Há evidências de transtorno da conduta com surgimento anterior aos 15 anos de idade.
D. A ocorrência de comportamento antissocial não se dá exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou transtorno bipolar.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo