Arenitos com grãos variando entre 0,250 mm e 1,000 mm, bem ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é D - arenitos médios a grossos, maturos.
Para entender por que esta é a alternativa correta, precisamos analisar as características dos arenitos descritos na questão. Os arenitos são rochas sedimentares compostas principalmente por grãos de quartzo e outras partículas de minerais. A classificação dos arenitos pode ser feita com base no tamanho dos grãos, grau de seleção, forma dos grãos e quantidade de matriz ou cimento presente.
Tamanho dos grãos: Na questão, os tamanhos variam de 0,250 mm a 1,000 mm. Isso indica que estamos lidando com arenitos que podem ser classificados como médios a grossos. Arenitos finos têm grãos menores que 0,250 mm, enquanto arenitos com grãos de até 1 mm são considerados médios, e acima disso, grossos.
Maturidade: A maturidade de um arenito refere-se à quantidade de matriz e à forma dos grãos. Arenitos maturos têm pouca matriz (menos de 5%, como na questão) e grãos subangulosos a subarredondados, indicando que os grãos foram transportados e desgastados por uma quantidade significativa de tempo.
Com isso, a descrição do arenito na questão se alinha bem com a alternativa D - arenitos médios a grossos, maturos.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
- A - arenitos finos, imaturos: Esta alternativa está incorreta porque os grãos mencionados na questão não são finos e a presença de menos de 5% de matriz indica maturidade, não imaturidade.
- B - arenitos finos a médios, supermaturos: Incorreto, pois o tamanho dos grãos vai além do que seria considerado fino ou médio, e a quantidade de matriz não é suficientemente baixa para ser classificada como supermatura.
- C - arenitos médios, supermaturos: Embora o tamanho seja correto, a quantidade de matriz é mais consistente com maturidade, não supermaturidade.
- E - arenitos grossos a muito grossos, submaturos: Errado, porque o tamanho dos grãos não alcança "muito grossos", e a descrição indica um arenito mais maduro do que submaduro.
Compreender a classificação textural dos arenitos exige um bom entendimento dos fatores que determinam o tamanho dos grãos, a seleção, a forma dos grãos, e a quantidade de matriz. Esse conhecimento é fundamental para responder questões similares em concursos na área de Geologia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo