Os pacientes em hemodiálise possuem alto risco de infecções...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2013 - EBSERH - Enfermeiro - Hemodiálise |
Q753354 Enfermagem
Os pacientes em hemodiálise possuem alto risco de infecções sistêmicas, frequentemente são prescritos antibióticos endovenosos. Devemos administrar o antibiótico para garantir sua eficácia:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Alternativa C - Após o término da sessão. Vamos entender o porquê.

Pacientes em hemodiálise estão em um estado vulnerável a infecções devido à manipulação frequente de acessos vasculares e a um possível comprometimento do sistema imunológico. A hemodiálise é um processo de purificação do sangue para remover substâncias tóxicas e o excesso de líquidos, substituindo parcialmente a função renal.

Administrar antibióticos em pacientes em hemodiálise requer atenção ao tempo de administração em relação à sessão de diálise. Isso ocorre porque a diálise pode remover parte do antibiótico do sangue, diminuindo sua eficácia.

Alternativa C: Administrar o antibiótico após o término da sessão é a melhor prática para garantir que o medicamento não seja removido durante a diálise, mantendo sua concentração terapêutica e eficácia.

Vamos discutir por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: Administrar o antibiótico antes do início da sessão não é ideal porque a diálise pode remover parte significativa do medicamento do sangue, diminuindo sua eficácia.

Alternativa B: Administrar o antibiótico após 2 horas do início da sessão ainda permite que o antibiótico seja parcialmente removido durante a diálise, comprometendo a dose terapêutica.

Alternativa D: Administrar logo após o início da sessão permite tempo insuficiente para que o medicamento alcance níveis terapêuticos no corpo antes de ser removido pela diálise.

Entender o timing da administração de medicamentos em relação a procedimentos como a hemodiálise é crucial na prática clínica. Isso assegura que o tratamento seja eficaz e seguro para o paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta para a questão é a alternativa C: após o término da sessão. Isso ocorre porque durante a hemodiálise, o paciente recebe uma grande quantidade de fluidos e o antibiótico endovenoso pode ser diluído, o que pode diminuir sua eficácia. Além disso, o processo de filtração durante a hemodiálise pode remover parte do antibiótico da corrente sanguínea. Portanto, é recomendado que o antibiótico seja administrado após a sessão, quando a concentração de fluídos diminui, garantindo assim a eficácia do tratamento.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo