As síndromes mielodisplásicas (SMDs) são um grupo de doenças...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2011 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1194462 Medicina
As síndromes mielodisplásicas (SMDs) são um grupo de doenças heterogêneas clonais, caracterizadas por eritropoese ineficaz e uma tendência variável de evoluir para leucemia aguda mieloblástica. A respeito da classificação das SMDs, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A anemia refratária com excesso de blastos-1 deve apresentar na medula óssea: entre 5 e 9% de blastos,displasia em 1 ou várias linhagens, sem bastonetes de Auer. ( ) A anemia refratária deve apresentar, no sangue periférico, anemia, <1000 monócitos/mm3, e, na medula óssea,<5% de blastos, <15% de sideroblastos e displasia em até duas linhagens.
( ) A anemia refratária com sideroblastos em anel deve apresentar, no sangue periférico, anemia, <1000 monócitos/mm3; na medula óssea: <5% de blastos, >15% de sideroblastos em anel e displasia em até duas linhagens.
( ) A citopenia refratária com displasia de multilinhagem pode apresentar bicitopenia ou pancitopenia no sangue periférico, sem bastonetes de Auer, <1000 monócitos/mm3. Na medula óssea, displasia em >10% das células em duas ou mais linhagens, <10%blastos.
( ) A síndrome 5q- apresenta anemia e <5% de blastos no sangue periférico. Na medula óssea: <5% de blastos,ausência de bastonetes de Auer e anormalidade citogenética del(5q) isolada.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
Alternativas