Uma sociedade empresária vende eletrodomésticos com uma ga...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186410 Contabilidade Geral
Uma sociedade empresária vende eletrodomésticos com uma garantia prevista na legislação, segundo a qual os clientes estão cobertos pelo custo da reparação de qualquer defeito de fabricação que se tornar evidente dentro dos dois primeiros anos após a compra. A estimativa é que a cada R$100.000 em vendas, 2% dos eletrodomésticos poderão apresentar defeito. Em dezembro de 2020, foram vendidos R$300.000 em eletrodomésticos, com recebimento do valor previsto para janeiro de 2021. Além disso, a garantia tem vigência até dezembro de 2022.
A despesa com provisão para garantia deve ser reconhecida no(s) ano(s) de 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

princípio da competência

Questão maldosa, quem passa voando pode confundir com o CPC-47 e o reconhecimento da garantia como um serviço, ao longo do período.

A provisão para garantia deve ser reconhecida no ano em que a venda é realizada, de acordo com o princípio da competência, que estabelece que as despesas devem ser reconhecidas no mesmo período em que as receitas relacionadas são reconhecidas.

Assim, embora a garantia tenha vigência até dezembro de 2022, a despesa com provisão para garantia deve ser reconhecida integralmente no ano de 2020quando as vendas foram realizadas.

Portanto, a despesa com provisão para garantia deve ser reconhecida no ano de: A) 2020.

Não deveria ser a E) 2020, 21 e 22, pois você inicialmente, em 2020, reconhece a provisão para a despesa (crédito no passivo) e, pelo regime de competência, vai apropriando a despesa conforme os pedidos de garantia forem aparecendo (débito como despesa)?

Gabriel, você acabou deixando passar algo. Lembre-se que uma provisão pode ou não se concretizar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo