Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após ...
I – A vírgula da frase: “Deve-se ter cuidado com o estudo da gramática normativa da língua portuguesa, pois seus preceitos são padronizados” - separa uma oração coordenada explicativa.
II – Os verbos da oração: “Estude, valorize sua língua pátria!” – enunciam ordem ou conselho.
III – A palavra “que” do período: “Até descobrirem que “gramática” era um código para castidade” é uma conjunção subordinativa integrante.
IV – A numeração crescente em: “não se¹ sabia se a dificuldade² tão citada era com a gramática³...” – identifica: pronome oblíquo em posição de próclise; substantivo abstrato polissílabo paroxítono; substantivo concreto polissílabo proparoxítono.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (26)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - A vírgula da frase: “Deve-se ter cuidado com o estudo da gramática normativa da língua portuguesa, pois seus preceitos são padronizados” - oração coordenada explicativa.
Esse tipo de oração expressa uma explicação sobre algo citado anteriormente.
II – Os verbos da oração: “Estude, valorize sua língua pátria!”
Os verbos no modo imperativo podem indicar ordem, convite, pedido e conselho.
III – A palavra “que” do período: “Até descobrirem que “gramática” era um código para castidade”.
Quando troca por ''ISSO, DISSO, NISSO.. COM ISSO'' = conjunção integrante --> Inicia uma oração subordinada substantiva.
IV – A numeração crescente em: “não se sabia se a dificuldade tão citada era com a gramática...”.
O pronome oblíquo exerce função de complemento, em próclise ele surge anterior ao verbo; um substantivo abstrato não faz referência a objetos. Geralmente se refere a uma qualidade, sentimento, sensação... está associado a uma ideia, não a um elemento concreto; uma palavra paroxítona, é aquele que tem a penúltima sílaba como tônica, ou seja, mais forte. Não precisa necessariamente ser acentuada; substantivos concretos designam seres com existência própria, isto é, nomes de pessoas, lugares, gênero...; Polissílabas são as palavras que possuem quatro ou mais sílabas; proparoxítona possui a silaba tônica na antepenúltima sílaba.
Gab: E
gramática é substantivo concreto? achava que concreto era só o que fosse palpável. .. alguém pode explicar?
Gramática substantivo concreto ?
Rapaz, tá certo isso?
Uma maneira de identificar se um substantivo é concreto ou abstrato é pensar se ele pode ser experimentado com os sentidos físicos (concreto) ou se é mais uma ideia, conceito ou emoção (abstrato). No entanto, há situações em que a distinção não é tão clara, pois alguns substantivos abstratos podem ser associados a manifestações concretas. Por exemplo, "amor" é abstrato, mas pode ser expresso por meio de ações e objetos concretos.
No meu entendimento, acredito que "gramática" seja o tipo de substantivo que dá para se perceber pelo sentido da visão e da audição, me corrijam se eu estiver errada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo