Naquilo que se refere ao conceito de Psicopatologia, é INCO...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1717732 Psicologia
Naquilo que se refere ao conceito de Psicopatologia, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D. Agora, vamos entender o porquê, analisando cada alternativa:

Alternativa A: Esta alternativa está correta ao afirmar que o campo da psicopatologia inclui diversos fenômenos humanos associados à doença mental. Destaca a especificidade psicológica das vivências dos doentes mentais e suas conexões complexas com a psicologia do normal. Esses pontos são fundamentais para a compreensão de que a psicopatologia não se limita a "exageros" do normal, mas possui características próprias e genuínas.

Alternativa B: Também correta, esta alternativa aborda o método de estudo da doença mental. A observação cuidadosa e a ordenação dos fenômenos são práticas essenciais na psicopatologia. O texto descreve como a observação se articula de maneira dialética com a definição, classificação, interpretação e ordenação dos fenômenos observados.

Alternativa C: Esta alternativa descreve corretamente a psicopatologia como um conhecimento sistemático, elucidativo e desmistificante sobre o adoecimento mental do ser humano. Ressalta a busca por um conhecimento científico que não inclui critérios de valor, nem aceita dogmas ou verdades a priori. Esta definição está em consonância com a visão moderna da psicopatologia como uma ciência autônoma e rigorosa.

Alternativa D: A alternativa incorreta, pois apresenta uma visão equivocada da psicopatologia. Afirma que a psicopatologia se confunde com a neurologia das funções corticais superiores e a psicologia das funções mentais desviadas, e que não é uma ciência autônoma, mas um prolongamento da neurologia ou da psicologia. Na verdade, a psicopatologia é uma disciplina autônoma na psicologia, com seu próprio conjunto de métodos, conceitos e objetivos, embora possa interagir com a neurologia e outras áreas afins.

Espero que a explicação tenha ajudado a esclarecer o tema e as alternativas da questão. Continue estudando e, se precisar de mais ajuda, estou aqui para auxiliar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A psicopatologia NÃO se confunde com a neurologia das chamadas funções corticais superiores e também à hipotética psicologia das funções mentais desviadas. A psicopatologia não é uma ciência autônoma e sim é um prolongamento da neurologia ou da psicologia.

Gabarito D.

Complementando o comentário acerca do erro da questão...

Outro erro da assertiva está em dizer que a Psicopatologia não é uma ciência autônoma, quando na verdade é o contrário.

Dattebayo. 

PSICOPATOLOGIA: conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano. A psicopatologia se beneficiou da neurologia, da psicologia e da filosofia. Mas não é sinônimo, nem um prolongamento, de nenhum desses campos. É, portanto, uma ciência autônoma. (Dalgalarrondo, 2019)

A questão perde a incorreta, logo letra D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo