Entre os planos de estabilização adotados no Brasil, o Plano...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2002 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Câmara dos Deputados
Q1228249 Economia
Entre os planos de estabilização adotados no Brasil, o Plano Real destaca-se por ter atingido objetivos, em que outros falharam. Em relação a esse plano, julgue o item seguinte.
Para fazer face à crise mexicana, em 1995, a adoção do sistema de minibandas, combinada com projeções de desvalorização do real em torno de 7% a.a., eliminou a defasagem cambial, contribuindo, assim, para restaurar o equilíbrio das contas externas e frear a alta dos juros.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Produziu uma desvalorização generalizada dos títulos de países emergentes, especialmente dos latino-americanos. A Argentina precisou de um empréstimo do FMI, e o Brasil elevou os juros a estratosféricos 38,7% no ano para atrair e manter os capitais voláteis. Naquele momento, o país vivia uma situação semelhante àquela que já havia naufragado no México, com a instituição da âncora cambial que equiparava o real ao dólar." (Site: memorial da democracia).

Questão ERRADA: o governo brasileiro elevou mais ainda a taxa de juros para conter os impactos.

ERRADO. Para fazer face à crise mexicana, em 1995, a adoção do sistema de minibandas, combinada com projeções de desvalorização do real em torno de 7% a.a., eliminou a defasagem cambial, contribuindo, assim, para restaurar o equilíbrio das contas externas e frear a alta dos juros.

No Brasil, a âncora monetária do Plano Real garantia a manutenção da taxa de câmbio em um patamar valorizado

como estratégia de contenção do aumento de preços no país. Como as taxas de juros eram mantidas elevadas para combater a inflação de demanda, gerava-se um efeito indireto sobre a âncora cambial, incentivando a entrada de capital estrangeiro, que permitia compensar os déficits em transações correntes. Com as crises mexicana, asiática e russa, gerou-se grande pressão pela desvalorização do real, até que, em janeiro de 1999, permitiu-se a flutuação do câmbio, que se desvalorizou cerca de 70% entre dezembro de 1998 e fevereiro de 1999.

Taxa de juros em março de 1999: 45,00%

Fontes:

1) Material do Bruno Rezende - CURSO CACD

2) https://br.advfn.com/indicadores/taxa-selic/valores-historicos

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo