O lago da UHE Três Marias tem, obviamente, vazões afluente e...
INSTRUÇÃO: As informações seguintes fazem referência contextual a questão.
A UHE de Três Marias está localizada em região marcada pela predominância dos pedotipos CXbd - cambissolo háplico Tb distrófico, LVAd - latossolo vermelhoamarelo distrófico, LVd - latossolo vermelho distrófico, PVAd - argissolo vermelhoamarelo distrófico e RLd - neossolo litólico distrófico, os quais são lançados sobre sequências marcadamente carbonáticas do Grupo Bambuí (NeoproterozOico).
Fonte dos dados: http://www.cemig.com.br/pt-br/a_cemig/nossos_negocios/usinas/Paginas/Tr%C3%AAs_Marias_dados.aspx
Fazem-se as seguintes afirmações:
I. A curva que se refere à vazão afluente corresponde, possivelmente, a um padrão associado à concentração de chuvas nas bacias de captação superficial dos rios que deságuam no reservatório; a de vazão defluente, por sua vez, mostra um padrão artificialmente truncado.
II. Em face do isolamento dos regimes pluviométricos de montante e de jusante pela UHE Três Marias, alterações substanciais nos volumes afluentes não terão impacto perceptível nos volumes defluentes, o que garante a estabilidade da oferta hídrica a jusante da UHE em longo prazo.
III. A UHE de Três Marias impõe sensível alteração no caudal do rio São Francisco, na medida em que o aumento de volume associado à vazão afluente, i.e., a montante da UHE, é normalizado a jusante da mesma; o controle do nível a jusante passa a ser, portanto, exclusivamente antrópico.
Está CORRETO apenas o que se afirma em: