A decisão de aliar-se à Inglaterra e transferir a família re...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2635135 História

A decisão de aliar-se à Inglaterra e transferir a família real portuguesa para o Brasil foi tomada antes da partida. A intenção era evitar que a Coroa portuguesa fosse usurpada por Napoleão e garantir, com a proteção militar britânica, que o Império Português pudesse preservar, ao menos, o Brasil. E no dia 22 de janeiro de 1808 chegaram em terras brasileiras.


Das medidas e mudanças ocorridas com a vinda da família real para o Brasil em 1808, analise os itens:


I. Com a vinda da família real para o Brasil, e após a derrota de Napoleão Bonaparte, Portugal se sentia livre para voltar as terras portuguesas, com isso, preservando a casa de Bragança no trono de Portugal e do Brasil; retornando assim, em 1815 a Portugal, com o tratado do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, que garantia proteção pelas forças militares britânicas.

II. Com o surgimento das ideias iluministas, potencializada pela revolução francesa, que inqueriam e desestabilizavam as monarquias absolutistas, Portugal uniu-se a Inglaterra, e passaram a lutar contra a França, que buscavam uma dominação além das terras europeias, estendendo-se as colônias Americanas, encontrando fragilidade no governo português, com isso, instalando-se no Brasil em 1809.

III. Com a vinda da família real para o Brasil, e a criação de um decreto de autorização para abertura dos portos; o Brasil deixava de ser colônia, recebendo o título de sede da corte, oficializado 7 (sete) anos depois. E com a abertura dos portos, Portugal perdia o monopólio comercial e colonial das terras brasileiras. Com a chegada, muitos edifícios foram construídos, bem como outras criações: a biblioteca real, o museu nacional, o Banco do Brasil e o Jardim Botânico.

IV. A vinda da família real portuguesa para o Brasil foi um desdobramento da crise entre Inglaterra e França por conta das disputas territoriais com Portugal. O que fez com a Inglaterra engendrasse o decreto do Bloqueio continental, que isolava a França dos interesses mercantilista com o desenvolvimento e expansão das revoluções ocorridas na Europa, dessa forma, isolando o Brasil das influências francesas.

V. A vinda da família real foi marcada por uma viagem de 54 dias em alto mar. Desembarcaram em Salvador e, após alguns dias, dirigiram-se para o Rio de Janeiro, onde desembarcaram em 8 de março 1808 e foram recepcionados com festividades. Ao chegarem ao território brasileiro, uma onda de inovações e investimentos começaram a surgir: abriram-se os portos com as nações amigas: França e Espanha; um marco na política e econômica do Brasil que passava a comercializar legalmente com os Espanhóis, Holandeses e Franceses.


Está (ão) CORRETO (S):

Alternativas