Considerando-se a etiologia, os fatores de risco, o diagnós...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563423 Medicina

Considerando-se a etiologia, os fatores de risco, o diagnóstico e o prognóstico das neoplasias do corpo uterino, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Em algumas circunstâncias, sobretudo em pacientes obesas, o sangramento pode não ocorrer, devido à estenose cervical, gerando a formação de hematometra ou piometra. Nesses casos, o toque vaginal e o exame abdominal eventualmente revelam massa amolecida na região hipogástrica, devido ao aumento do volume uterino. Em casos de doença avançada, pode ocorrer distensão abdominal secundária à ascite.

( ) O sangramento uterino anormal é o sintoma principal, mais comumente pós-menopáusico, estando presente em 75 a 90% dos casos, o que facilita a suspeição diagnóstica e seu reconhecimento precoce. O exame físico abdominal e pélvico geralmente é normal em pacientes nos estádios iniciais, já que não costumam apresentar útero aumentado ou doloroso. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - E - C.

Vamos analisar cada uma das afirmativas com mais detalhes para entender o motivo.

Primeira Afirmativa:

"Em algumas circunstâncias, sobretudo em pacientes obesas, o sangramento pode não ocorrer, devido à estenose cervical, gerando a formação de hematometra ou piometra. Nesses casos, o toque vaginal e o exame abdominal eventualmente revelam massa amolecida na região hipogástrica, devido ao aumento do volume uterino. Em casos de doença avançada, pode ocorrer distensão abdominal secundária à ascite."

Esta afirmativa está errada. De fato, a estenose cervical pode levar à formação de hematometra ou piometra, mas isso é relativamente raro. O sangramento uterino é, geralmente, um sintoma muito comum nas neoplasias do corpo uterino, mesmo em pacientes obesas. Além disso, a formação de massas detectáveis ao toque vaginal ou exame abdominal devido ao aumento do volume uterino não é uma manifestação típica das fases iniciais da doença, sendo mais comum em estágios avançados.

Segunda Afirmativa:

"O sangramento uterino anormal é o sintoma principal, mais comumente pós-menopáusico, estando presente em 75 a 90% dos casos, o que facilita a suspeição diagnóstica e seu reconhecimento precoce. O exame físico abdominal e pélvico geralmente é normal em pacientes nos estádios iniciais, já que não costumam apresentar útero aumentado ou doloroso."

Esta afirmativa está correta. O sangramento uterino anormal, especialmente em mulheres pós-menopáusicas, é o sintoma mais comum, presente em 75 a 90% dos casos de neoplasias do corpo uterino. Isso realmente facilita a suspeição diagnóstica precoce. Além disso, nos estágios iniciais, o exame físico abdominal e pélvico tende a ser normal, pois o útero raramente está aumentado ou doloroso nessas fases iniciais.

Portanto, a sequência correta das afirmativas é E - C, o que corresponde à alternativa B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo