O Censo Nacional sobre a População em Situação de Rua (Cens...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É questão de lógica. Não tinha certeza, mais acertei.
Assertei a questão, não por ler a fonte, e sim a realidade das "ruas". Notem fragilidade do "homem". 82%
Dados do levantamento denominado "População em situação de rua no Brasil: o que os dados revelam?" Publicado no ano de 2019, Dsiponível em https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/ferramentas/docs/Monitoramento_SAGI_Populacao_situacao_rua.pdf
Perfil: as pessoas em situação de rua cadastradas no país são majoritariamente do sexo masculino (87%), adultas (55% têm entre 30 e 49 anos) e negras (68%, sendo 51% pardas e 17% pretas).
Chama a atenção o percentual de pessoas em situação de rua com deficiência (15%), sendo a deficiência física a mais frequente.
Em relação à nacionalidade, cerca de 4% das PSR no país são migrantes internacionais (9.686 pessoas). Do total, 43% são venezuelanos, 23% são angolanos e 11% afegãos.
A maioria das PSR sabem ler e escrever (90%) e já tiveram emprego com carteira assinada (68%).
A principal forma mencionada para ganhar dinheiro foi no trabalho como catador (17%)
Os principais motivos apontados para a situação de rua foram os problemas familiares (44%), seguido do desemprego (39%) e do alcoolismo e/ou uso de drogas (29%).
Fonte: Gov.br
Nossa visão preconceituosa nos leva a pensar que o principal motivos de as pessoas irem parar nas ruas são as drogas e/ou o álcool. No entanto, os principais motivos apontados para a situação de rua foram os problemas familiares (44%), seguido do desemprego (39%) e do alcoolismo e/ou uso de drogas (29%).
Fonte: Gov.br
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo