Como, em razão da extensão da BAP, o nível das águas influen...
hidrográWca transfronteiriça, compartilhada por dois estados
brasileiros, abrangendo a região do Pantanal. Assim, é fundamental
que tanto organismos do Brasil quanto da Bolívia e do Paraguai
compartilhem a responsabilidade pela gestão dos recursos naturais
da BAP, em especial de seus recursos hídricos e biodiversidade.
Adaptado do Relatório final do Programa de Ações Estratégicas para o
Gerenciamento Integrado do Pantanal e Bacia do Alto Paraguai. Programa
de Ações Estratégicas para o Gerenciamento Integrado – PAE, 2004.
Considerando o texto acima, julgue o item subsequente, a
respeito da gestão da BAP.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O que seria essa "prática de fechamento" , Cespe??
“no período de cheia, a qualidade da água é melhor que no período de águas baixas”. acredito que o erro da questão está aqui, pois, até onde sei, cheias tendem a reduzir a qualidade da água
Esse trecho deixa claro que, não necessariamente, no período de cheia a qualidade da água é melhor que no período de águas baixas:
A perda da qualidade nesse trecho pode estar associado às características hidráulicas do próprio rio, pois ele, deste ponto em diante, sofre uma redução na velocidade da água, ocasionada pelo aumento da largura de seu leito normal, ocorrendo ainda à diminuição da profundidade. Todos esses fatores favorecem a deposição de material orgânico e inorgânico transportado da área de planalto, dando início ao processo de degradação biológica, o que provoca uma demanda maior de Oxigênio Dissolvido (OD).
Oxigênio Dissolvido (OD) é um fator limitante para manutenção da vida aquática e de processos de autodepuração em sistemas aquáticos naturais e estações de tratamento de esgotos. Durante a degradação da matéria orgânica, as bactérias fazem uso do oxigênio nos seus processos respiratórios, podendo vir a causar uma redução de sua concentração no meio.
A qualidade da água é influenciada por uma variedade de fatores, incluindo ações humanas, condições climáticas, sazonalidade e características específicas da bacia hidrográfica. Durante o período de cheia, alguns aspectos podem melhorar a qualidade da água, como diluição de poluentes e maior oxigenação.
No entanto, outros fatores podem piorar a qualidade da água durante esse período, como o aumento do arraste de sedimentos e o transporte de poluentes de fontes terrestres.
O fechamento das lagoas não deve ser justificado apenas com base na sazonalidade das águas, mas sim após uma avaliação abrangente dos fatores que afetam a qualidade da água, incluindo o monitoramento contínuo dos parâmetros ambientais e o entendimento dos impactos das atividades humanas na região.
Portanto, é importante considerar a complexidade do sistema hidrológico e os múltiplos fatores que influenciam a qualidade da água ao tomar decisões sobre a gestão e conservação dos recursos hídricos, incluindo o manejo de lagoas e corpos d'água.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo