Na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) a atenção em saúde me...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q941781 Psicologia
Na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) a atenção em saúde mental está organizada por meio de diversas proposições de tratamentos, equipamentos e dispositivos, dentre os quais:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C.

A questão aborda a organização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no contexto da saúde mental, um tema relevante para a atuação em psicologia da saúde pública. A RAPS é uma estrutura complexa que busca garantir acesso integral à saúde mental por meio de diversos serviços e dispositivos de atenção, com foco na integração e continuidade do cuidado.

Alternativa C: A Atenção Básica é, de fato, uma das portas de entrada para a RAPS e caracteriza-se por atender a demandas de baixa complexidade. O apoio matricial é uma estratégia que visa integrar os serviços de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), promovendo uma assistência mais holística e eficaz. Isso está alinhado com a política de saúde pública que busca descentralizar e integrar o cuidado em saúde mental.

Alternativa A: As residências terapêuticas são para pessoas que passaram longo tempo internadas em hospitais psiquiátricos, mas não se restringem apenas a transtornos mentais leves e moderados. Elas visam promover a reintegração social daqueles que não têm suporte familiar ou moradia adequada.

Alternativa B: Os CAPS Infantil realmente são destinados a crianças, mas funcionam em níveis de complexidade variados, não apenas em alta complexidade. O foco é atender crianças que necessitam de suporte psicossocial e psicológico.

Alternativa D: Os consultórios na rua são equipes multidisciplinares que oferecem cuidado à população em situação de rua, incluindo usuários de substâncias. Embora a redução de danos seja uma estratégia utilizada, eles não operam necessariamente em parceria com comunidades terapêuticas, que têm um modelo de funcionamento diferenciado.

Alternativa E: A redução de danos é uma abordagem para aqueles que usam substâncias psicoativas, mas não se limita a casos que não requerem internação. Na verdade, é uma estratégia que pode ser aplicada em vários níveis de uso, incluindo situações de uso abusivo, visando minimizar os impactos negativos associados ao consumo de drogas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PORTARIA Nº 3.088/2011

 

Art. 6º - ...

§ 1º A Unidade Básica de Saúde, de que trata o inciso I deste artigo, como ponto de atenção da Rede de Atenção Psicossocial tem a responsabilidade de desenvolver ações de promoção de saúde mental, prevenção e cuidado dos transtornos mentais, ações de redução de danos e cuidado para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, compartilhadas, sempre que necessário, com os demais pontos da rede.

 

a) não somente portadores de transtornos mentais leves e moderados, mas sobretudo os cronificados pela condição institucional;

b) atenção especializada em saúde mental para crianças;

d) não há parceria com as comunidades terapêuticas, são lógicas completamente distintas;

e) para quem se encontra em uso abusivo de substâncias psicoativas;

 

Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

------------------- 

Gabarito: C

Redução de Danos 

Beneficia pessoas que já fazem uso de substâncias psicoativas, suas famílias e a comunidade, uma vez que atua através de políticas, programas e práticas que visam primeiramente reduzir as consequências adversas para a saúde decorrentes do uso de drogas lícitas e ilícitas, sem necessariamente reduzir o seu consumo.

Ex: Distribuição gratuita de siringas e luvas para que o risco de contaminação por droga injetável diminua.


"Na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) a atenção em saúde mental está organizada por meio de diversas proposições de tratamentos, equipamentos e dispositivos, dentre os quais a Atenção Básica que, por se caracterizar como atenção a demandas de baixa complexidade, pode contar com o apoio matricial integrando-se os serviços da Unidade Básica de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial."

PORTARIA Nº 3.088/2011

 

Art. 6º - ...

§ 1º A Unidade Básica de Saúde, de que trata o inciso I deste artigo, como ponto de atenção da Rede de Atenção Psicossocial tem a responsabilidade de desenvolver ações de promoção de saúde mental, prevenção e cuidado dos transtornos mentais, ações de redução de danos e cuidado para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, compartilhadas, sempre que necessário, com os demais pontos da rede.

 

a) não somente portadoes de transtornos mentais leves e moderados;

b) atenção especializada em saúde mental para crianças;

d) não há parceria com as comunidades terapêuticas, são lógicas completamente distintas;

e) para quem se encontra em uso abusivo de substâncias psicoativas;

 

Estranho que nessa portaria citada nos comentários a Atenção Básica apareça como sendo de baixa complexidade, quando no próprio site saude.gov.br eles deixam claro que a Atenção Básica é de alta complexidade e baixa densidade tecnológica. Me confundiu bastante...

"A Atenção Básica utiliza tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que devem resolver os problemas de saúde de maior freqüência e relevância em seu território".

Fonte: https://www.saude.gov.br/artigos/770-sistema-nacional-de-saude/40315-atencao-basica

Caramba, pegadinha do malandro. De repente a Atenção básica virou de baixa complexidade. Sempre foi o extremo oposto.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo