Releia o trecho a seguir. “O documento científico da Radvac...
“O documento científico da Radvac adverte que a vacina não tem nenhuma eficácia demonstrada, não foi aprovada pelas autoridades e pode causar efeitos secundários, embora não descreva uma forma de controlar as reações adversas.”
A conjunção destacada confere ao trecho uma ideia
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra A: concessiva.
Vamos entender o porquê, analisando o contexto e o papel das conjunções.
No trecho destacado: “O documento científico da Radvac adverte que a vacina não tem nenhuma eficácia demonstrada, não foi aprovada pelas autoridades e pode causar efeitos secundários, embora não descreva uma forma de controlar as reações adversas.”, a palavra "embora" é uma conjunção concessiva.
Conjunções concessivas são aquelas que introduzem uma ideia de concessão, ou seja, apresentam um fato que contraria, em parte, a ação expressa na oração principal, mas sem impedir que essa ação se realize. No caso, a vacina apresenta problemas e efeitos secundários, embora não descreva como controlar essas reações. Há uma concessão de que, apesar de tudo, não há descrição de como controlar os efeitos.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
B - Adversativa:
Uma conjunção adversativa introduz uma ideia de oposição, contraste ou restrição. Exemplos são "mas", "porém", "contudo". No trecho, “embora” não introduz uma ideia de contraste direto, mas sim uma concessão. Portanto, esta alternativa está incorreta.
C - Conclusiva:
Conjunções conclusivas indicam uma conclusão ou consequência. Exemplos são "portanto", "logo", "assim". A conjunção “embora” em nada sugere uma conclusão, o que torna essa alternativa errada.
D - Explicativa:
Conjunções explicativas introduzem uma explicação, justificativa ou motivo. Exemplos são "porque", "pois", "porquanto". Novamente, “embora” não se encaixa nessa categoria, pois não está explicando ou justificando nada, mas introduzindo uma concessão.
Portanto, a alternativa A é a correta pois a conjunção “embora” efetivamente confere ao trecho uma ideia concessiva.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Conjunção Concessiva: conjunção que inicia uma oração subordinada que exprime uma oposição ao que é dito na oração principal, não sendo capaz, porém, de anular ou impedir o fato mencionado (por exemplo: ainda que, embora, mesmo que etc.).
Gab. A)
Concessiva - embora, em que pese, ainda que, mesmo que, apesar de que, malgrado...
Adversativa - mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto...
A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo