No trecho do parágrafo 2 “em todas as paredes haveria umas t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: BNB Prova: CESGRANRIO - 2024 - BNB - Analista Bancário |
Q2470263 Português
A Bela e a Fera








CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado.
No trecho do parágrafo 2 “em todas as paredes haveria umas torneirinhas que despejariam guaraná no meu copo.”, as formas verbais destacadas em negrito expressam a noção de
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B

Letra B a correta. Para os não assinantes!!!

A alternativa que melhor expressa a noção das formas verbais destacadas em negrito na frase "em todas as paredes haveria umas torneirinhas que despejariam guaraná no meu copo" é a B: desejo.

Em resumo:

  • "Haveria": Essa forma verbal indica o futuro do preterito do indicativo do verbo "haver". No contexto da frase, o pretérito mais-que-perfeito do indicativo expressa uma ação passada anterior a outra ação passada. No caso, a ação passada anterior é a existência das torneirinhas nas paredes, enquanto a ação passada posterior é o guaraná sendo despejado nos copos.
  • "Despejariam": Essa forma verbal indica o pretérito mais-que-perfeito do indicativo do verbo "despejar". No contexto da frase, o pretérito mais-que-perfeito do indicativo expressa uma ação habitual que ocorreria no passado. Ou seja, a frase sugere que as torneirinhas despejariam guaraná nos copos de forma regular, se existissem.
  • Noção de desejo: A combinação das formas verbais "haveria" e "despejariam" cria a noção de desejo. A frase não expressa certeza de que as torneirinhas existiriam ou que o guaraná seria despejado, mas sim um desejo intenso de que isso acontecesse.

pretérito mais-que-passado ou pretérito mais-que-perfeito é um  que se refere ao pretérito do pretérito, ou seja, descreve uma ação que ocorreu antes do . O pretérito mais-que-passado é mais comum em situações formais. Ele ocorre nas línguas , entre outras. Diferentemente de outros substantivos compostos por palavras de ligação, o  preservou o hífen na palavra. O tempo verbal pode ser usado também para expressar desejo ou vontade, como nas orações: "Tomara que eu me cure desta doença", "Quem me dera ter nascido em berço de ouro", etc.

Os verbos destacados estão no FUTURO DO PRETÉRITO, aquele tempo em que os verbos aparecem, em sua maioria, com a terminação RIA e que expressa ação futura com localização temporal passada, ex.: Aos dez anos eu não imaginava que teria 3 filhos. Esse tempo verbal tende a indicar possibilidade, incerteza, desejo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo