De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a concor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: BNB Prova: CESGRANRIO - 2024 - BNB - Analista Bancário |
Q2470268 Português
A Bela e a Fera








CONY, Carlos Heitor. Crônicas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p.29-30. Disponível em: https:// www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz1201200606.htm. Acesso em: 8 fev. 2024.Adaptado.
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a concordância verbal está corretamente empregada na forma destacada em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: D

(A) Haviam muitos sonhos. → Errado. O verbo haver, quando possui sentido de existir, é impessoal, por isso não vai ao plural: "havia pássaros ali", e não "haviam pássaros ali".

➥ Complementando: numa locução verbal (verbo auxiliar principal), ele contaminará o auxiliar com a impessoalidade. O correto é "DEVE haver muitos sonhos (...)", e não “devem haver muitos sonhos”.

  • (CESGRANRIO/2014) Os representantes acreditam que podem haver pactos → Errado. “PODE haver pactos”.

 

(B) “A Bela e a Fera” são um conto infantil. → Errado. Perceba que está implícito o substantivo “livro”, portanto o correto seria: "(o livro) 'A Bela e a Fera' É um conto infantil”. É o que chamamos de concordância ideológica (quando fazemos a concordância com a ideia estabelecida pelos termos da oração).

➥ F. Pestana: “quando o sujeito apresenta nome de obra artística pluralizada (livros, filmes...), o verbo pode ficar no singular ou no plural, se vier antecedida de artigo no plural (Os Sertões, Os Maias...”):

  • Os Lusíadas imortalizou/imortalizaram Camões → Como há artigo no plural, podemos dizer "imortalizou" (a obra ... imortalizou) ou imortalizaram (Os ... imortalizaram).
  • Velozes e Furiosos marcou o cinema relativo a carros. → Mesmo caso da questão: aqui, não há artigo no plural, então a concordância se dá no singular: "(o filme) Velozes e Furiosos marcou o cinema..."

 

(C) Existe, ainda, muitas crianças. → Errado. Tenha sempre em mente: o verbo HAVER com sentido de existir é impessoal. Já o verbo EXISTIR, não! Ele possui sujeito e deve concordar com ele: o que existe? Muitas crianças interessadas. "Crianças ainda EXISTEM".

➥ Complementando: pessoal, se o verbo EXISTIR possui sujeito, a regra do verbo haver lá da A (de contaminar o auxiliar com a impessoalidade), por tabela, NÃO se aplica aqui. Logo, numa locução verbal, dizemos: “PODEM existir muitas crianças”, MAS (atenção aqui!), se quisermos trocar pelo verbo HAVER com sentido de existir, diremos, como vimos na A, “PODE haver muitas crianças”. Olho vivo!

  • Não deixe de fazer: Q1892011.

 

(D) Faz muitos anos que deixei de sonhar. → Correto. Quando o verbo fazer possui sentido de tempo decorrido, não varia: "faz dois anos que ele não vem", e não "fazem dois anos que ele não vem". O mesmo vale para a locução verbal: "deve fazer dois anos...", e não "devem fazer dois anos..."

 

(E) Procura-se contadores de histórias. → Errado. Aqui, é o caso do “vende-se casas” ou vendem-se casas”? As construções estão na voz passiva sintética. Nesse caso, passamos para a analítica (vendem-se casas → casas são vendidas) para verificarmos a concordância: o que se procura? Contadores. Contadores são procurados, certo? Se, na reescrita, o verbo ficou no plural, na alternativa também deveria. O correto seria: “procuram-se contadores...”

 

Bons estudos! :)

Letra D

muito proveitosa a explicação de Lucas vicente!.

(A) Antigamente, HAVIA muitos sonhos na infância de nossos filhos.

Verbo “haver” com sentido de existir é impessoal.

Fica no singular.

——————————————————————————————

(B) “A Bela e a Fera” É um conto infantil muito conhecido.

——————————————————————————————

(C) EXISTEM, ainda, muitas crianças interessadas em contos de fadas.

Verbo “existir” não é impessoal.

Concorda com o sujeito.

——————————————————————————————

(D) FAZ muitos anos que deixei de sonhar com príncipes e princesas. → GABARITO

Verbo “fazer” com sentido de tempo decorrido é impessoal.

Fica no singular.

——————————————————————————————

(E) PROCURAM-SE contadores de histórias para encantar futuros leitores.

Voz passiva.

Verbo concorda com o sujeito.

Procuram-se contadores → Voz passiva sintética.

Contadores são procurados → Voz passiva analítica.

obrigada lucas vicente! pela explicação

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo