De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diab...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1247069 Nutrição
De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018), o Diabetes Mellitus tipo 2 é uma das principais doenças crônicas que podem ser evitadas por meio de mudanças no estilo de vida e intervenção não farmacológica. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. As recomendações de carboidratos para indivíduos diabéticos é de aproximadamente metade das definidas para a população geral, seguindo referência a dieta Low Carb. II. A redução moderada de peso, definida como a redução sustentada de 5% do peso corporal inicial, melhora o controle glicêmico e ameniza a necessidade de medicamentos que diminuem a glicose. III. Algumas fibras dietéticas podem atenuar a resposta à insulina e, assim, auxiliar na prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2. Diversas evidências epidemiológicas apontam para esse efeito protetor da fibra e revelam que os efeitos benéficos são decorrentes, principalmente, da ingestão de fibras insolúveis. IV. Sacarose e alimentos contendo sacarose são proibidos para indivíduos com diabetes.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, precisamos entender que o tema central é a Dietoterapia no contexto do Diabetes Mellitus tipo 2. Esse tema envolve saber como mudanças no estilo de vida, alimentação e nutrição podem ajudar no controle e prevenção dessa doença.

A alternativa correta é a B - Apenas II está correta.

Agora, vamos analisar cada assertiva para compreender por que a alternativa B é a correta:

I. As recomendações de carboidratos para indivíduos diabéticos é de aproximadamente metade das definidas para a população geral, seguindo referência a dieta Low Carb.

Essa assertiva está incorreta. As diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes não recomendam automaticamente uma dieta Low Carb para todos os diabéticos do tipo 2. As necessidades de carboidratos variam e podem ser ajustadas de acordo com o perfil individual, mas não necessariamente são reduzidas pela metade.

II. A redução moderada de peso, definida como a redução sustentada de 5% do peso corporal inicial, melhora o controle glicêmico e ameniza a necessidade de medicamentos que diminuem a glicose.

Esta assertiva está correta. Evidências científicas mostram que a perda de peso de 5% pode melhorar significativamente o controle glicêmico em indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 2, reduzindo a necessidade de medicamentos.

III. Algumas fibras dietéticas podem atenuar a resposta à insulina e, assim, auxiliar na prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2. Diversas evidências epidemiológicas apontam para esse efeito protetor da fibra e revelam que os efeitos benéficos são decorrentes, principalmente, da ingestão de fibras insolúveis.

Esta assertiva está incorreta. Embora as fibras dietéticas sejam benéficas no controle glicêmico e na resposta à insulina, as fibras solúveis, e não as insolúveis, são mais reconhecidas por seus efeitos benéficos no controle do diabetes.

IV. Sacarose e alimentos contendo sacarose são proibidos para indivíduos com diabetes.

Essa assertiva está incorreta. Não se proíbe categoricamente a sacarose para diabéticos. A abordagem atual envolve moderação e controle de porções, permitindo que pequenos consumos sejam integrados a uma dieta equilibrada, levando em consideração o controle das porções e o impacto na glicemia total.

Assim, a única assertiva correta é a II, justificando a escolha da alternativa B.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

os efeitos benéficos são decorrentes, principalmente, da ingestão de (fibras solúveis)

" Foi demonstrado que a redução moderada de peso, definida como a redução sustentada de 5 a 7% do peso corporal inicial, melhora o controle glicêmico e ameniza a necessidade de medicamentos que diminuem a glicose."

"Algumas fibras dietéticas podem atenuar a resposta à insulina e, assim, auxiliar na prevenção do DM2."

SBD 2019-2020. Pág. 99 e 102.

sacarose não é proibida mas há restrições na quantidade: é de Maior ou igual 5% até 10% as fibras insolúveis, entram no transito intestinal, saciedade e controle do peso. Já as fibras Solúveis atuam no retardo da absorção de glicose e reduz a taxa de absorção de colesterol. Trazendo benefícios no controle da glicemia e do metabolismo lipídico.
a recomendação de carboidratos é de45 a 60% do VET conforme orientações da SBD (2019) Dietas Low Carb até podem ser adotadas desde que tenha acompanhamento de profissional. sendo que dietas Low Carb não são a retirada total de carboidratos( low carb, Very low carb e cetogênica). mas énecessário atenção. Pois a SBD (2019) recomenda no Mínimo 130g) dia.

Na diretriz nova é 5-7%

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo