Um jovem procura orientação sobre planejamento de aposentado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: BNB Prova: CESGRANRIO - 2024 - BNB - Analista Bancário |
Q2470298 Conhecimentos Bancários
Um jovem procura orientação sobre planejamento de aposentadoria em uma agência bancária. Com uma renda estável, ele expressa preocupação sobre suas economias e investimentos. O gerente, reconhecendo sua determinação, oferece orientações personalizadas com base no perfil financeiro e objetivos, discutindo opções como o Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) e o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL), destacando suas características e benefícios para a aposentadoria.

Nesse contexto, o gerente deverá orientar o cliente no sentido de que, no caso de escolha do
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A) No VGBL não há dedução de IR, apenas no PGBL.

B) No VGBL a tributação incide apenas sobre os rendimentos, no momento do resgate.

C) Certo.

D) No PGBL a tributação incide sobre o valor total a ser resgatado ou recebido como renda, no momento do resgate.

E) Não existe tal restrição.

Quando você coloca dinheiro em um PGBL e usa o modelo completo de declaração de imposto de renda, pode tirar uma parte desse dinheiro do cálculo dos impostos que você precisa pagar, até 12% da sua renda total. Isso significa que você paga menos impostos e pode guardar mais dinheiro para a aposentadoria.

C)

PERMITE DEDUÇÃO LIMITADA A 12% DOS RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS

Acertei essa no dia da prova, lembrei do Professe Edgar Abreu, que fala que o P do PGBL é de Permite

Os planos de previdência privados PGBL e VGBL são investimentos de longo prazo que possuem como principal diferença entre sí a tributação de imposto de renda.

  • O PGBL permite a dedução do imposto de renda, no valor máximo de 12% do rendimento, no entanto no benefício incide a tributação sobre o total do investimento.
  • O VGBL por outro lado não aceita a dedução de imposto de renda, no entanto no período de recebimento o IR incidirá apenas sobre o valor de rendimento, não incidindo sobre o total.

Todo ano você declara imposto de renda e esse imposto de renda depende do quanto você ganhou.

Dito isso, existem dois planos complementares (complementam o plano principal do INSS) de previdência: PGBL e VGBL,

ambos funcionam da mesma forma, você contribui com aportes mensais, ou só de uma vez, e em determinado momento você se aposenta e recebe esses valores, seja mensalmente como uma especie de renda, seja de uma vez.

No caso do PGBL, as contribuições que você faz são abatidas da base de calculo do imposto de renda em até 12%, oque isso significa? Bom, se você ganha 100.000 reais e contribui 12.000 para o PGBL você só vai declarar 88.000 reais no imposto de renda, os 12% do PGBL serão abatidos!

Massss, nem tudo são flores, quando você for receber a sua previdência ela será formada de capital (oque você aplicou) mais juros (quanto o dinheiro que você aplicou rendeu até você se aposentar), no caso do PGBL o imposto vai ser deduzido sobre o valor total: capital + juros.

Agora o VGBL, as contribuições que você faz não são abatidas do IR! se você ganha 100.000 reais por ano e contribui com 10.000 pro VGBL você vai continuar declarando 100.000 reais todo ano.

Entretanto, na hora de receber o valor total do beneficio previdencia você só vai pagar imposto apenas sobre os rendimentos (juros), afinal você já pagou o imposto de renda sobre o capital que é o valor das contribuições que você fez.

A) VGBL, utilizando o modelo completo de Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, ele poderá deduzir as contribuições do respectivo exercício de sua renda bruta anual.

Não! Se você ganha 50 mil reais por ano e contriubuiu 10 mil reais no VGBL você vai continuar declarando 50 mil, não vai deduzir da base de calculo do IR

B) VGBL, ele será tributado pelo Imposto de Renda sobre o valor total a ser resgatado ou recebido sob a forma de renda; como consequência, o investimento tende a apresentar maior retorno. 

Não! Se sua previdencia rendeu 400 mil reais e deles 200 mil reais foram de rendimentos (juros) você só vai declarar sobre esses 200 mil

C) PGBL, utilizando o modelo completo de Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, ele poderá deduzir as contribuições do respectivo exercício, no limite máximo de 12% de sua renda bruta anual.

Perfeito! No PGBL você só paga o IR sobre o valor das contribuições quando for resgatar o valor total da previdencia.

D) PGBL, ele será tributado mensalmente pelo Imposto de Renda, apenas sobre os rendimentos; como consequência, o investimento tende a apresentar menor retorno.

Tributo apenas sobre rendimento é VGBL! E sim, o rendimento tem ''menor retormo'' no final das contas porque tributa-se mais no valor total

E) VGBL, por ser restrito a investir em fundos de renda fixa, ele terá maior segurança no longo prazo, contudo o retorno será menor.

O retorno do VGBL é maior! menos imposto no valor total a ser resgatado, e essa restrição a banca inventou.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo