Uma ponta de prova de osciloscópio atenuadora e compensada t...
A ponta de prova é considerada compensada quando
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa C.
Para entender essa questão, precisamos falar sobre as pontas de prova de osciloscópio. Elas são ferramentas essenciais em medições de sinais elétricos, e muitas delas são do tipo atenuadora e compensada. Esse tipo de ponta de prova é usado para garantir que a forma de onda medida no osciloscópio seja uma representação precisa do sinal original, sem distorções.
A função de compensação na ponta de prova está relacionada ao ajuste da sua capacitância para equilibrar a capacitância do cabo de conexão ao osciloscópio. Isso é feito usando um parafuso de ajuste enquanto se observa um sinal padrão, geralmente um sinal quadrado.
Agora, vamos analisar as alternativas:
Alternativa C: A ponta de prova é considerada compensada quando a forma de onda observada no osciloscópio é quadrada. Isso significa que a capacitância foi ajustada corretamente, minimizando a distorção e garantindo que o sinal quadrado original permaneça quadrado após passar pela ponta de prova. Por isso, essa é a alternativa correta.
Alternativa A: Essa alternativa sugere que as bordas do sinal são pontiagudas. Bordas pontiagudas indicam que há uma sobrecompensação, onde a capacitância da ponta está ajustada além do necessário, distorcendo o sinal.
Alternativa B: Bordas arredondadas são um sinal de subcompensação, onde a capacitância não foi ajustada o suficiente, resultando em um sinal com transições suaves e não nítidas.
Alternativa D: A amplitude do sinal ser a especificada pela fonte não está diretamente relacionada à questão da compensação da ponta de prova. A compensação visa garantir a integridade da forma de onda, não da sua amplitude.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo