Um marco importante para a discussão a respeito da adoção da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2768909 Administração Pública

Um marco importante para a discussão a respeito da adoção da gestão por competências no setor público foi o evento Gestão por Competências em Organizações de Governo, organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Tratou-se de uma mesa redonda realizada entre novembro de 2004 e março de 2005. Nela, gestores públicos e especialistas analisaram e debateram novas ideias acerca da gestão de pessoas em organizações de governo e também relataram suas atividades de gestão por competências e os desafios relacionados à sua integração aos subsistemas de recursos humanos. É um exemplo de desafio para implementar o modelo de gestão por competências

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta sobre a adoção da gestão por competências no setor público e identificar a alternativa correta.

A alternativa correta é a E: o sistema de progressão funcional que se baseie exclusivamente em tempo de serviço e não esteja apoiado em avaliações de competência e de desempenho.

Agora, vamos entender por que essa é a alternativa correta e analisar as demais opções.

Alternativa E: Correta

Um dos maiores desafios para implementar a gestão por competências no setor público é, de fato, a existência de sistemas de progressão funcional baseados apenas no tempo de serviço. Esse modelo tradicional dificulta a valorização das competências, habilidades e desempenho dos servidores, tornando a implementação de um modelo mais meritocrático e eficiente um grande desafio.

Alternativa A: Incorreta

Direcionar o foco para o que é necessário trabalhar para que a instituição alcance seus objetivos é, na verdade, uma das vantagens da gestão por competências, e não um desafio. Esse foco ajuda a alinhar as competências dos colaboradores com as necessidades estratégicas da organização.

Alternativa B: Incorreta

A motivação, onde o servidor torna-se responsável pelo seu desenvolvimento, é outro ponto positivo da gestão por competências. Promover o autodesenvolvimento e a responsabilidade pessoal é uma das metas desse modelo, não um desafio.

Alternativa C: Incorreta

A formação de um banco de talentos é também um benefício da gestão por competências, facilitando a identificação e alocação de pessoas certas para funções específicas dentro da organização. Não representa um desafio.

Alternativa D: Incorreta

O autodesenvolvimento, com criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, de construir relacionamentos e de gerar resultados é uma meta da gestão por competências. Esses elementos são esperados no desenvolvimento das competências dos servidores, não constituindo um desafio, mas sim uma aspiração do modelo.

Portanto, a alternativa E é de fato a correta, pois aborda um obstáculo real encontrado na implementação da gestão por competências no setor público.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo