Empuxo de terra é a resultante das pressões laterais exerci...
I. As pressões laterais exercidas sobre uma estrutura de contenção podem ocorrer devido ao peso próprio do solo ou a sobrecargas aplicadas sobre ele.
II. Considerando que um maciço de solo exerce um certo esforço sobre o muro de contenção com ele em contato, pode-se dizer que se houver água subterrânea presente (lençol freático), o valor do empuxo de terra diminui, pois deve-se acrescentar a pressão hidrostática.
III. Empuxo ativo é a pressão induzida entre o solo e o muro, quando há uma tendência de movimentação do solo no sentido de se expandir horizontalmente. Assim, no estado ativo, havendo uma mobilização total da resistência interna do solo, haverá a diminuição do empuxo ativo até um valor mínimo.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. C
I - Empuxo de terra é a resultante das pressões laterais exercidas pelo solo sobre uma estrutura de arrimo ou de fundação. Estas pressões podem ser devido ao peso próprio do solo ou a sobrecargas aplicadas sobre ele
II - não achei
III - Quando o anteparo se afasta do solo arrimado, há uma diminuição do empuxo até um valor mínimo que corresponde à total mobilização da resistência interna do solo. Esta condição é atingida mesmo com um pequeno deslocamento do anteparo e é chamada de estado ativo. O empuxo atuante neste instante então é chamado empuxo ativo “Ea”.
Fonte: manual obras de contenção / 2017
Prof. Dr. Pérsio Leister de Almeida Barros
II - A afirmativa é falsa. Quando há água subterrânea presente (lençol freático), na verdade o valor do empuxo de terra aumenta devido à pressão hidrostática exercida pela água. Isso significa que o empuxo total sobre o muro de contenção será maior do que se não houvesse água presente. Portanto, a pressão hidrostática da água subterrânea contribui para um aumento no empuxo de terra, em vez de diminuí-lo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo