A fundação de uma edificação possui grande importância no q...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente faz-se importante conceituar que o sistema de fundações consiste no conjunto de elementos estruturais responsável por resistir e transmitir os esforços da edificação para o solo. Os elementos de fundação são classificados em fundação superficial e profunda.
Os elementos de fundação superficial, também chamados de fundações diretas ou raras, caracterizam-se por transmitirem os carregamentos para o solo por sua base e, por essa razão, possuem uma seção transversal larga. Como exemplos de fundação superficial citam-se as sapatas e radiers.
Por sua vez, os elementos de fundação profunda transmitem as cargas da edificação para o solo por atrito lateral e pela sua ponta e, por essa razão, elas possuem comprimento com ordem de grandeza superior à da seção transversal. Como exemplo de fundação profunda citam-se as estacas.
A NBR 6122 (ABNT, 2022) é a norma técnica brasileira que norteia o projeto e execução de fundações. Acerca dos elementos citados pelas alternativas, tem-se, de modo geral, que:
- A sapata trata-se de um elemento de fundação superficial caracterizado por transmitir os esforços para o solo pela sua base. Na sapata, há armadura de aço disposta para resistir as tensões de tração existentes;
- O radier é um tipo de fundação rasa, comumente empregado para obras de pequeno porte, caracterizado por uma laje em contato direto com o solo que recebe as cargas de pilares e paredes;
- A estaca é um elemento de fundação profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, o qual não trabalho manual em profundidade. Os materiais comumente empregados em estacas são madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco, argamassa, calda de cimento, ou qualquer combinação dos anteriores;
- O tubulão, de modo geral, é um elemento de fundação profunda que, ao menos na etapa final da escavação do terreno, demanda a descida de um operador para trabalho manual em profundidade, seja para executar o alargamento da base e/ou para a realizar a limpeza do fundo da escavação. O tubulão a céu aberto comumente é utilizado acima do nível do lençol freático. Nele, o poço possui contato com a atmosfera. Por sua vez, o tubulão a ar comprimido (também chamado de pneumático) é uma solução empregada quando há presença de água ou solo instável durante a escavação. O processo de construção de um tubulão pneumático envolve a cravação de um tubo de ar comprimido no solo, formando um espaço de trabalho hermético. Em seguida, a escavação é realizada sob a pressão do ar comprimido, utilizando equipamentos adequados.
A Figura 1, exposta abaixo, apresenta um esquema dos tipos de fundação citados acima, com exceção da viga baldrame, a qual não é, propriamente, um elemento de fundação.
Figura 1: Esquema dos principais elementos de fundação.
Visto isso, dentre as alternativas, a única que apresenta apenas fundações rasas é a letra A: sapata isolada e radier com pedestais. Vale ressaltar que o radier com pedestais é aquele que possui bases para receber os pilares.
As outras alternativas estão erradas, pois o tubulão e as estacas são elementos de fundação profunda.
Gabarito do professor: letra A.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6122: Projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro: ABNT, 2022.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os tipos de fundações rasas incluem sapatas, blocos sobre estacas, radier e tubulões.
Os tipos de fundações profundas incluem estacas pré-moldadas, estacas escavadas, estacas raiz e tubulões a céu aberto.
tubulões são de fundações profundas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo