Ao realizar a classificação de solos, objetiva-se prever o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288820 Engenharia Civil
Ao realizar a classificação de solos, objetiva-se prever o provável comportamento do solo e orientar as investigações necessárias para permitir que sejam feitas as análises adequadas. É possível classificar os solos por meio das características e propriedades geotécnicas destes. Dessa forma, marque a opção que apresenta ensaios de caracterização dos solos.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O solo consiste na camada superficial da Terra, oriundo dos processos de intemperismo e decomposição das rochas. Ele é formado por uma fase sólida, composta de matéria orgânica e inorgânica; uma fase líquida, associada à água ou outra solução presente no solo; e uma fase gasosa, correspondente aos gases no solo.

 

A NBR 6457 (ABNT, 2016) é a norma técnica brasileira que trata sobre a preparação de amostras de solo para ensaios de compactação e ensaios de caracterização. Por meio da sua seção 1, a NBR 6547 (ABNT, 2016) apresenta seu escopo:

 

"1 Escopo

 

Esta Norma especifica o método para a preparação de amostras de solos para os ensaios de compactação e de caracterização (análise granulométrica e determinação dos limites de liquidez e plasticidade, da massa específica das partículas que passam na peneira de 4,8 mm, da massa específica aparente e da absorção de água pelos grãos retidos na peneira de 4,8 mm).

 

Esta Norma também se aplica ao método para determinação do teor de umidade de solos, em laboratório."

 

Visto isso, tem-se que os ensaios de caracterização são, de modo geral: análise granulométrica, limites de Atterberg e umidade. Portanto, a alternativa D está correta.

 

Sobre tais ensaios, vale ressaltar que:

 

- A granulometria consiste na distribuição das dimensões das partículas do solo. Ela é determina pela análise granulométrica, a qual, em suma, consiste em submeter uma amostra de solo a peneiramentos sucessivos, separando suas partículas grossas com base em intervalos de dimensões. Por sua vez, a distribuição granulométrica das partículas finas (aquelas que passam na peneira de 2,0 mm) é determinada por meio de um ensaio de sedimentação;

 

- Os ensaios de consistência de solos são responsáveis pela determinação dos limites de Atterberg, também chamados de limites de consistência. Tais limites constituem valores importantíssimos para caracterizar a fração fina dos solos. Os limites de consistência são representados pelos limites de liquidez, de plasticidade e de contratação, tais que:

 

            - O Limite de Liquidez (LL) representa a proporção de umidade natural na amostra de solo. Ele trata-se da porcentagem de umidade no qual o solo passa do estado líquido para o estado plástico. O LL é determinado com o auxílio do aparelho de Casagrande. Na determinação do LL, primeiramente pega-se uma amostra de solo e abre-se uma canelura no mesmo com dimensões padronizadas. O LL representa o teor de umidade do solo para o qual a canelura tem seus bordos inferiores unidos, ao longo de 13 mm de comprimento, com 25 golpes diferidos no aparelho de Casagrande;

 

            - O Limite de Plasticidade (LP) constitui o teor de umidade percentual em que o solo deixa de ter estado plástico e passa e assume o estado semissólido. Na prática, o LP corresponde à umidade para o qual o solo passa a se quebrar em pequenos pedaços, quando enrolados em cilindros de 3 mm de diâmetro;

 

            - O Limite de Contração (LC) representa o teor de umidade percentual no qual o solo passa do estado semissólido para o estado sólido. Sua determinação laboratorial é um pouco mais complexa que a dos demais limites.

 

- O teor de umidade de uma amostra de solo é definido como o quociente entre a massa de água presente na amostra de solo e a massa seca das partículas sólidas da amostra, isto é, a massa da amostra de solo seca.

 

Gabarito do professor: letra D.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6547: Amostras de solo — Preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Limite de Liquidez, Adensamento, Compactação

b) Compactação, Limite de Plasticidade, Cisalhamento direto.

c) Análise Granulométrica, Peso (Massa) Especifico das Partículas, Ensaios Triaxiais.

d) Gabarito

Fonte: NBR 6457

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo