Em relação à Tenossinovite de De Quervain (tenossinovite do ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q959407 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação à Tenossinovite de De Quervain (tenossinovite do estiloide radial), NÃO é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta, ou seja, a que NÃO é correta, é a Alternativa C.

A Tenossinovite de De Quervain é uma condição inflamatória que afeta os tendões localizados na base do polegar, especificamente o abdutor longo e o extensor curto do polegar. Este problema ocorre quando a bainha que envolve esses tendões inflama e dificulta o deslizamento suave dos tendões.

Vamos analisar cada alternativa para entender por que a Alternativa C é a incorreta:

A - Esta alternativa está correta. Ela descreve a origem da Tenossinovite de De Quervain, que resulta da constrição da bainha dos tendões do abdutor longo e do extensor curto do polegar.

B - Esta alternativa também está correta. A condição é mais frequente em mulheres acima de 40 anos e tem uma associação conhecida com atividades ocupacionais que envolvem movimentos repetitivos do polegar, como pinça e uso prolongado de tesouras.

C - Esta é a alternativa incorreta, portanto, a correta para a questão proposta. A tenossinovite de De Quervain não é geralmente bilateral; ela normalmente afeta apenas um lado. A dor é sentida no processo estiloide radial, especialmente com movimentos específicos do polegar, mas não é comum ser bilateral.

D - Esta alternativa está correta. A Manobra de Finkelstein é um teste diagnóstico utilizado para confirmar a tenossinovite de De Quervain, provocando dor intensa na base do polegar durante o exame clínico.

Compreender essas características é fundamental para a identificação correta da Tenossinovite de De Quervain e para o tratamento adequado, evitando confusões com outras patologias que possam causar dores semelhantes na região.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a tenossinovite é um processo inflamatório provocado por um problema mecânico: o atrito entre os tendões e os ossos lesa a bainha que fica entre tais estruturas, gerando sintomas inflamatórios. Este quadro pode gerar a compressão dos nervos periféricos localizados na região do punho. Tratar o paciente com queixas de compressão de nervo periférico, decorrente da tenossinovite dos flexores do carpo, não significa somar as terapêuticas propostas para a inflamação tendinosa mais a terapêutica para a síndrome do túnel do carpo. É necessário um plano terapêutico que estabeleça etapas de acordo com a prioridade instituída;

o interessante para nós da EST é saber que a tenossinovite faz parte do grupo LER/DORT.

Geralmente é no membro dominante.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo