Maria Lúcia S. Barroco e Cristina M. Brites (2000), ao prob...
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Ano: 2014
Banca:
FEPESE
Órgão:
MPE-SC
Prova:
FEPESE - 2014 - MPE-SC - Analista - Serviço Social - Reaplicação |
Q563526
Serviço Social
Maria Lúcia S. Barroco e Cristina M. Brites (2000),
ao problematizarem a questão da ética no contexto
das polêmicas e perspectivas das Diretrizes
Curriculares para o curso de Serviço Social, defendem
a centralidade da ética na formação profissional.
Segundo as autoras, dependendo das condições históricas
– e de sua organização política – as profissões
podem incorporar reivindicações progressistas, o que
as leva a repensar o significado de sua ação ética no
sentido de sua responsabilidade social. Ao pensar os
desafios colocados ao Serviço Social neste sentido, as
autoras apontam a necessidade de se realizarem algumas
importantes rupturas, entre elas:
1. Com o voluntarismo e o isolamento profissional e com as falsas interpretações acerca da direção social do projeto ético-político profissional.
2. Com a ideia de que a ética se reduz à subjetividade e de que o marxismo não leva em conta o indivíduo e a subjetividade.
3. Com o pensamento que defende que a ação política se faz no campo dos conflitos, caracterizando-se pela organização coletiva na luta entre projetos em oposição e com a ideia de que tais projetos têm sempre valores ético-morais.
4. Com a razão instrumental e com a ideia de que o conhecimento filosófico é necessariamente especulativo, bem como com a ausência de reflexão ética sobre a prática profissional.
5. Com a ideia de que todas as ações humanas são informadas por finalidades determinadas previamente e que elas contêm um dever ser teleologicamente projetado e um produto objetivo que interfere, de alguma forma, na realidade social.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Com o voluntarismo e o isolamento profissional e com as falsas interpretações acerca da direção social do projeto ético-político profissional.
2. Com a ideia de que a ética se reduz à subjetividade e de que o marxismo não leva em conta o indivíduo e a subjetividade.
3. Com o pensamento que defende que a ação política se faz no campo dos conflitos, caracterizando-se pela organização coletiva na luta entre projetos em oposição e com a ideia de que tais projetos têm sempre valores ético-morais.
4. Com a razão instrumental e com a ideia de que o conhecimento filosófico é necessariamente especulativo, bem como com a ausência de reflexão ética sobre a prática profissional.
5. Com a ideia de que todas as ações humanas são informadas por finalidades determinadas previamente e que elas contêm um dever ser teleologicamente projetado e um produto objetivo que interfere, de alguma forma, na realidade social.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.