A Leptospirose é uma zoonose ubiquitária causada por uma esp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q959414 Segurança e Saúde no Trabalho
A Leptospirose é uma zoonose ubiquitária causada por uma espiroqueta patogênica do grupo Leptospiracea, cuja apresentação clínica é variável, com formas assintomáticas ou leves até quadros graves, que se manifestam com icterícia, hemorragias, anemia, insuficiência renal, comprometimento hepático e meningite. Em relação à leptospirose é CORRETO afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C.

Vamos analisar a questão e entender o motivo pelo qual a alternativa C é a correta, além de explicar por que as outras opções estão incorretas.

Alternativa C: A leptospirose é de fato uma doença que pode se relacionar ao trabalho, especialmente em ocupações que envolvem contato direto com águas contaminadas. Trabalhadores em minas, túneis, galerias, esgotos, cursos d'água e drenagens estão em risco, além daqueles que lidam com roedores, animais domésticos e alimentos de origem animal. A descrição da alternativa C está correta ao identificar essas situações ocupacionais como contextos de exposição ao agente causador da leptospirose.

Alternativa A: A afirmação de que a leptospirose é uma doença do Grupo I da Classificação de Schilling está incorreta. A Classificação de Schilling categoriza doenças relacionadas ao trabalho de acordo com a obrigatoriedade da exposição ocupacional para contrair a doença. No caso da leptospirose, embora a exposição ocupacional seja um fator de risco, ela não é mandatória para que uma pessoa contraia a doença, pois há outras formas de exposição.

Alternativa B: Esta opção afirma que a leptospirose não é uma doença de notificação compulsória, o que é incorreto. De acordo com a Portaria nº 104 de 2011, a leptospirose é sim uma doença de notificação compulsória no Brasil. Isso significa que casos suspeitos ou confirmados devem ser notificados às autoridades de saúde para controle e prevenção.

Alternativa D: A afirmação de que o período de incubação é sempre superior a um mês é equivocada. Tipicamente, o período de incubação da leptospirose varia entre 2 a 26 dias, em média de 7 a 14 dias. Além disso, a gravidade da infecção pode ser influenciada tanto pela dose infectante quanto pela variedade sorológica da leptospira, contrariando a afirmação de que a variedade sorológica não tem influência.

Compreender a leptospirose e seu contexto ocupacional é crucial para profissionais da área de segurança e saúde no trabalho, especialmente em ambientes onde há maior risco de contaminação. Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

é uma doença infecciosa e parasitária relacionado ao trabalho... pois ela é devido a condição do trabalho!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo