A gestão integrada de riscos, também conhecida internacional...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: BNB Prova: CESGRANRIO - 2024 - BNB - Analista Bancário |
Q2470315 Conhecimentos Bancários
A gestão integrada de riscos, também conhecida internacionalmente como Enterprise Risk Management (ERM), é elemento fundamental para o fortalecimento da governança corporativa ao apoiar o processo de decisão no alcance dos objetivos da organização, pois permite aos tomadores de decisão que identifiquem as ações necessárias para mitigar, transferir ou aceitar os riscos. O risco de atividade bancária se insere no conjunto de riscos que podem impactar o sistema monetário. Dentre os riscos associados encontram-se: de crédito, de mercado, operacional, sistêmico e de liquidez.

O risco de mercado é
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra B

O risco de mercado é associado ao risco de desvalorização de carteira em função da variação de preço dos ativos.

1. Risco de Crédito: Refere-se à possibilidade de perdas resultantes do não cumprimento por parte dos devedores de suas obrigações financeiras.

2. Risco de Mercado: Relaciona-se com as perdas potenciais decorrentes de flutuações adversas nos valores de mercado de ativos financeiros, como ações, títulos, commodities, entre outros.

3. Risco Operacional: Este tipo de risco refere-se a perdas resultantes de falhas em processos internos, sistemas, pessoas ou eventos externos, como fraudes, erros humanos, falhas tecnológicas, entre outros.

4. Risco Sistêmico: É o risco de que as atividades de uma instituição financeira ou um conjunto de instituições financeiras possam causar perturbações significativas em todo o sistema financeiro ou na economia como um todo.

5. Risco de Liquidez: Refere-se à capacidade de uma instituição financeira de cumprir suas obrigações de pagamento no momento certo, sem incorrer em custos excessivos.

Imagine que um banco é como um cofrinho cheio de diferentes tipos de dinheiro, como moedas de ouro e prata. O risco de mercado é como o risco de o valor dessas moedas mudar. Se o valor de uma moeda de ouro diminui, o cofrinho perde valor. Então, a gestão de risco de mercado é como ficar de olho nas mudanças de valor das moedas e tomar medidas para proteger o cofrinho, como guardá-lo em um lugar seguro ou trocar algumas moedas por outras mais estáveis.

No mercado financeiro existem três tipos de riscos principais:

Risco de crédito: esse é o tipo mais comum em finanças, o risco de crédito é basicamento o "calote" alguém contrair uma divida ou tomar um valor e não conseguir honrar o compromisso.

Risco de mercado: O risco de mercado é mais associado a bens e ativos, trata-se da variação de valor que um bem sofre e como isso pode te prejudicar. Ex. suponha que você comprou um carro e no início ele vale x, mas depois de alguns meses descobriram falhas crônicas no modelo e ele sofreu uma desvalorização muito grande, você perde dinheiro pelo desvalorizamento do seu bem.

Risco de liquidez: O risco de liquidez também é aplicado a bens e principalmente ativos, é basicamente quando você não consegue transformar um ativo/bem em dinheiro. Ex. supondo que você comprou uma ação em momento de alta, e alguns dias depois essa ação sofre uma baixa muito grande, você quer vendê-la, mas ninguém quer nem de graça, tornando-se então impossível ou muito difícil você se desfazer daquele ativo.

Falou risco de mercado, lembre da bolsa de valores, logo, mercado de ativos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo