O Sistema Nacional de Crédito Rural inclui o Banco do Norde...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: CESGRANRIO Órgão: BNB Prova: CESGRANRIO - 2024 - BNB - Analista Bancário |
Q2470317 Conhecimentos Bancários
O Sistema Nacional de Crédito Rural inclui o Banco do Nordeste do Brasil entre seus órgãos básicos; o crédito rural decorrente pode ser concedido a partir de recursos controlados (juros predeterminados) ou de recursos não controlados (juros livremente pactuados).

Considerando-se essa classificação, o crédito de
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Opção C: custeio, de investimento e de comercialização agrícola pode ser concedido a partir de recursos controlados (juros predeterminados).

Isso porque o crédito rural pode ser concedido tanto a partir de recursos controlados (juros predeterminados) quanto de recursos não controlados (juros livremente pactuados), dependendo do tipo de operação e da política vigente. As operações de custeio, investimento e comercialização agrícola podem ser realizadas com recursos controlados, sujeitos a taxas de juros pré-determinadas, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Crédito Rural.

No crédito rural, existem dois tipos de recursos: controlados e não controlados. Os recursos controlados têm juros predeterminados pelo governo, sendo mais baratos. Eles são usados para custear, investir e comercializar na agricultura. Então, se um fazendeiro precisa de dinheiro para essas atividades, pode obter empréstimos com taxas de juros fixadas pelo governo.

Nas alternativas A, B e D, a banca usa a palavra "sempre" isso me chamou a atenção, pois, na minha visão, pareceu estarem erradas. A letra E "...tendem a ser praticados com taxas de juros maiores..." sabemos que crédito rural tem subsídios, ou incentivos para fomentar este nicho de negócio. Então por eliminatória, marquei a "C".

acertei, mas fiquei com duvida sobre o motivo da letra "D" esta errada

Alternativa C

Os recursos controlados são aqueles que são regulamentados pelo Banco Central (BACEN), que define uma série de regras para a capitalização e aplicação dos valores. Eles podem ser de alguns tipos:

  • Recursos obrigatórios: vêm dos depósitos à vista preestabelecidos que os bancos comerciais públicos e privados precisam reservar para as linhas de crédito rural.
  • Poupança Rural: é um investimento operado por certos bancos elegíveis. Pela lei, eles devem destinar parte dos investimentos para as linhas de crédito rural. Junto com os depósitos à vista dos bancos, constituem as principais fontes de recursos do SNCR.
  • Recursos do BNDES: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) canaliza recursos, por meio de bancos cadastrados, para realizar empréstimos voltados para financiar bens duráveis.
  • Fundos Constitucionais: criados para diminuir as disparidades econômicas entre as regiões do estado. São três fundos (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), que se capitalizam com 3% das receitas de IR e IPI.
  • Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé): criado na década de 80 para fortalecer as atividades econômicas voltadas para o café. Tem uma série de fontes de recursos, como impostos e doações.

Os recursos não controlados são aqueles que não sofrem regulamentação direta do BACEN. Na maioria dos casos, são recursos privados, que configuram uma fonte alternativa de receitas para o financiamento rural.

  • Recursos livres: são recursos que bancos comerciais destinam para o crédito rural além daqueles valores predefinidos por lei. Nesse caso, a própria instituição financeira define seus termos.
  • Outros: o financiamento rural também pode ser oriundo do , de aplicação dos sócios e outros tipos de investimentos privados.

Seja qual for a origem dos recursos, as empresas ou instituições financeiras que prestam serviços para atividades financiadas pelo crédito rural precisam ser eficientes em suas  e seguras na gestão dos riscos envolvidos no processo. Assim, é possível oferecer um financiamento rural com mais agilidade e transparência, em linha com as melhores práticas de .

Os recursos controlados tem a taxa controlada pelo o governo e não menores que os não controlados. Eles são usados para custear, investir e comercializar na agricultura, ou seja, desde o plantio a comercialização.

FONTE: https://agrotools.com.br/blog/credito-rural/atividades-financiadas-pelo-credito-rural/#:~:text=Os%20recursos%20n%C3%A3o%20controlados%20s%C3%A3o,receitas%20para%20o%20financiamento%20rural.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo