Sobre os transtornos psicóticos e neuróticos, assinale (V),...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: AMEOSC Órgão: CRESIM - SC Prova: AMEOSC - 2021 - CRESIM - SC - Psicólogo |
Q1876091 Psicologia
Sobre os transtornos psicóticos e neuróticos, assinale (V), verdadeiro ou (F) falso:

( )As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psicóticos são linguagem, sensopercepção, pensamento, juízo da realidade e vivência do Eu.
( )As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos neuróticos são a afetividade, vontade, memória, psicomotricidade e personalidade.
( )A principal forma de psicose, por sua frequência e sua importância clínica, é certamente a esquizofrenia. Considera-se que alguns sintomas são muito significativos para o diagnóstico da esquizofrenia, particularmente aqueles denominados "sintomas de primeira ordem". Os sintomas de primeira ordem indicam a profunda alteração da relação Eu-mundo, o dano radical das "membranas" que delimitam o Eu em relação ao mundo, uma perda marcante da consciência.
( )Nas psicoses reativas predominam sintomas floridos. As síndromes histéricas caracterizam-se por apresentar manifestações clínicas tanto referentes ao corpo como à mente e ao comportamento. No corpo, predominam apenas alterações das funções sensoriais e, na mente, apenas aquelas relacionadas às percepções, como ideias delirantes ou deliroides (em geral paranoides), alucinações visuais e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos.
( )A neurose é uma perturbação nas relações com outrem, sem que, para explicá-la, se possa apelar exclusivamente a defeitos corporais, doenças corporais, psicoses, falhas constitucionais ou anomalias de caráter.
( )A paranoia caracteriza-se, portanto, por um delírio geralmente organizado e sistematizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que "encistado", "cristalizado", em um domínio da personalidade do doente. 

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:
Alternativas