“Os sinais de pontuação são sinais gráficos que representam ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2467142 Português
A QUESTÃO SE REFERE AO TEXTO A SEGUIR.

Devir Espantalho
Produzindo um espantalho

            Fazer o outro dizer o que ele não disse, criar um personagem em cima de uma pessoa real e agir como se esse ente imaginário estivesse presente – é disso que se trata na falácia do espantalho, uma das mais famosas na arte de vencer debates sem precisar ter razão.
           Baseada na criação de um duplo, é esse personagem ficcional que deve ser atacado no lugar da pessoa real. É essa pessoa, cujo corpo e cuja presença são como que jogados fora, que é transformada em um boneco num jogo de argumentos. O ônus por ter sido transformada em espantalho é totalmente dela. O arguidor torna-se um embusteiro no momento em que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma posição que não é defendida pela pessoa real. A falácia não é simplesmente o argumento, mas toda a situação do argumento, como vemos acontecer hoje com as fake News, verdadeira era da desinformação planificada.
         O truque da falácia do “homem de palha” está em se bater num suposto argumento fraco, deixando de lado a complexidade do argumento realmente dito que, em geral, não seria fácil de refutar.
           Assim como se coloca palha dentro de uma roupa para simular a presença de um ser humano, a falácia do espantalho surge quando palavras são colocadas na boca de alguém. Esse alguém continua ali, mas uma presença espectral vem à tona. O devir espantalho deixa a distância processos de subjetivação, esvaziando pensamento, sensibilidade e capacidade de agir. Num mundo sem ética, em que a subjetividade não é respeitada nem em seus dizeres, a espantalhificação é o destino.

Revista Cult, ano 26, ed. 297, set. 2023, p.41. Adaptado.
“Os sinais de pontuação são sinais gráficos que representam na escrita recursos específicos da língua falada.” (BUENO, 2014, p. 420)

A esse respeito, leia o fragmento a seguir e avalie o emprego das vírgulas.

“O arguidor torna-se um embusteiro no momento em que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma posição que não é defendida pela pessoa real.”

As vírgulas foram empregadas no fragmento para separar
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - expressão explicativa.

A questão aborda o tema da pontuação, especificamente o uso das vírgulas. Para resolvê-la, é necessário compreender a função das vírgulas em diferentes contextos, como a separação de elementos explicativos, aposto, orações intercaladas e adjuntos adverbiais.

No fragmento apresentado: “O arguidor torna-se um embusteiro no momento em que refuta a posição do duplo, ou seja, atacando uma posição que não é defendida pela pessoa real.”, as vírgulas estão sendo utilizadas para separar uma expressão explicativa - "ou seja" - que esclarece ou detalha o que foi dito anteriormente.

Vamos analisar cada alternativa para compreender melhor:

C - expressão explicativa:
A expressão "ou seja" é uma locução explicativa, utilizada para esclarecer ou reformular a informação anterior. As vírgulas são corretamente usadas para isolar essa expressão, destacando sua função explicativa no texto.

A - aposto:
Aposto é um termo que explica ou especifica outro termo da oração, geralmente um substantivo. No fragmento, não temos um aposto, pois a expressão "ou seja" não está desempenhando essa função.

B - oração intercalada:
Uma oração intercalada é uma sentença inserida no meio de outra, geralmente para fornecer uma explicação adicional. No entanto, "ou seja" não constitui uma oração completa, mas sim uma expressão explicativa.

D - adjunto adverbial intercalado:
Adjunto adverbial intercalado é um termo que modifica o verbo, adjetivo ou outro advérbio, indicando circunstâncias como tempo, lugar, modo, causa, etc. No fragmento, a expressão "ou seja" não está indicando nenhuma circunstância, mas sim esclarecendo uma ideia.

Portanto, a alternativa correta é C - expressão explicativa, pois as vírgulas estão isolando uma expressão que serve para explicar ou esclarecer a assertiva anterior.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab C

A principal característica das orações adjetivas é que são introduzidas por um pronome relativo (que, quem, onde , o qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas).

Explicativas: Explicam, estendem o significado, exprimem o sentido geral do substantivo antecedente. Geralmente o substantivo ou pronome substantivo representa um ser único. As orações adjetivas explicativas possuem um valor aproximado de um aposto explicativo. Podem, portanto, ser retiradas da oração sem prejuízo para o sentido. Aparecem na escrita isoladas por vírgula(s).

Nova gramática da língua portuguesa para concursos - Rodrigo Bezerra, - 10.ed - São Paulo: Ed. JusPodivm,2023. pg 554,560.

Revisar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo