Tendo como referência esse texto de Hegel e conhecimentos r...
Tendo como referência esse texto de Hegel e conhecimentos relativos ao debate filosófico sobre o Estado moderno, assinale a opção correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
A questão aborda a concepção de Estado segundo Hegel e outras teorias filosóficas modernas. Para resolvê-la, é necessário compreender como Hegel visualiza a formação do Estado e compará-lo com outras teorias, especialmente as contratualistas.
Vamos analisar cada alternativa:
A - Segundo Hegel, a vontade geral, que fundamenta o Estado, tem uma base objetiva, ou seja, sofre um processo de determinações históricas que transcende a ação dos indivíduos e seus interesses singulares.
Esta alternativa é correta. Hegel argumenta que o Estado é a manifestação objetiva do Espírito Absoluto na história. Para ele, a vontade geral, ou vontade universal, não é simplesmente a soma das vontades individuais, mas sim uma realização objetiva que se desenvolve através do processo histórico, acima das particularidades dos desejos individuais. O Estado hegeliano é a concretização histórica da razão e da liberdade, e está além dos interesses pessoais.
B - As teorias contratualistas, como a de Rousseau, concedem ao Estado sua própria vontade racional, independentemente dos projetos volitivos singulares.
Esta alternativa está incorreta. As teorias contratualistas, como proposta por Jean-Jacques Rousseau, fundamentam-se na ideia de que o Estado resulta de um contrato social entre indivíduos. Para Rousseau, a vontade geral emerge da participação dos cidadãos, refletindo um consenso coletivo, mas não é independente dos indivíduos como essa afirmação sugere.
C - A racionalidade em si e para si que o Estado precisa para existir está garantida pelo contrato social.
Esta alternativa também está incorreta. Embora o contrato social seja um mecanismo para a formação do Estado nas teorias contratualistas, para Hegel, a racionalidade do Estado não depende de um contrato, mas sim de sua posição como a encarnação da ideia ética universalmente racional. O contrato social é mais relevante para pensadores como Hobbes, Locke e Rousseau, mas não garante, para Hegel, a plena racionalidade do Estado.
D - A vontade universal, segundo Hegel, é o resultado da soma das vontades individuais.
Esta opção está incorreta. Para Hegel, a vontade universal não é simplesmente a soma das vontades individuais, como seria em uma visão atomística ou contratualista. Em vez disso, a vontade universal representa um todo orgânico e racional que supera e transcende as vontades particulares, refletindo a manifestação do Espírito na história.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo