Existem no mercado da construção diversos tipos de rejuntes...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: IDAM Prova: IBFC - 2019 - IDAM - Engenheiro Civil |
Q1018918 Engenharia Civil

Existem no mercado da construção diversos tipos de rejuntes compostos de cimento, areia e aditivos retentores de água, resinados, com aditivos antimofos e plastificantes, impermeável e à base de resina látex.

Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O rejunte mais adequado para piscinas e boxes é o impermeável.

( ) Os rejuntes resinados são indicados para ambientes internos.

( ) Fachadas e pisos externos utilizam rejunte à base de resina látex.

( ) Rejuntes com aditivos antimofos e plastificantes são utilizados em ambientes que exigem contínua higiene e limpeza como cozinhas e banheiros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O rejunte é um tipo de argamassa que possui como principal função preencher as juntas de assentamento entre os pisos e revestimentos. É amplamente utilizado para fixação das placas cerâmicas e tem como características as diferentes colorações, baixa permeabilidade, proteção da umidade e facilidade de limpeza por conta do acabamento liso. Existem diferentes tipos de rejunte que devem ser escolhidos em função do uso específico. Os três principais tipos são:

 

- Rejunte de base cimentícia: um dos mais comuns, indicados para juntas maiores de cerâmica tradicional, mas também existem versões para porcelanatos. É feito de cimento, areia fina, polímeros e aditivos. Deve ser impermeabilizado para o uso em áreas úmidas;

 

- Rejunte acrílico: é durável e com alta resistência à umidade, sendo uma ótima opção para ambientes úmidos. É composto por resina e outros aditivos. Fornece um acabamento liso e alto desempenho, podendo ser utilizado para rejuntar cerâmicas, mármores, porcelanatos e granitos;

 

- Rejunte epóxi: é composto por resina epóxi e é impermeável, sendo um dos rejuntes mais caros. É indicado para locais úmidos ou que ficam constantemente molhados, como piscinas, pois possui propriedades antimofo.

 

Visto isso e analisando as afirmativas separadamente, tem-se que:

 

- A primeira afirmativa é verdadeira, pois para piscinas e boxes recomenda-se a utilização de um rejunte impermeável, que possui maior durabilidade e resistência para esses ambientes;

 

- A segunda afirmativa é verdadeira, pois os rejuntes resinados são indicados para ambientes internos;

 

- A terceira afirmativa é falsa, pois, para fachadas e pisos externos, deve ser utilizado, preferencialmente, o rejunte epóxi, o qual possui aditivos que fornecem alta resistência e durabilidade;

 

- A quarta afirmativa é verdadeira, pois os rejuntes com aditivos antimofos e plastificantes são adequados para áreas úmidas.

 

Portanto, a sequência correta é V – V – F – V. Logo, a alternativa B deve ser assinalada.

 






Gabarito do professor: letra B.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

fachadas usem epoxi.

o rejunte mais popular e barato é o cimentício.

o intermediário é o rejunte acrilico. Além de cimento, areia, pigmentos do anterior ele tem aditivos e polímeros.

Coloquei B pensando que o resinado seria melhor para o ambiente externo e concluindo que a resina ia ajudar mais na dilatação térmica com maior incidência solar no ambiente em comparação com o interno. Aparentemente, raciocínio errado.

3 principais tipos de massa de rejunte:

Rejunte Cimentício: Sua composição é cimento + agregados minerais (nome bonito para areia fina) + pigmentos (para atingir a tonalidade do seu piso) + aditivos e polímeros (que variam conforme o tipo de exposição que o revestimento terá).

Rejunte Acrílico: Composto por uma resina acrílica (de onde vem o nome), cimento (sim, ele também tem cimento!), agregados minerais (olha a areia de novo), pigmentos (você já sabe porquê), aditivos e polímeros.

Rejunte Epóxi: É um produto bicomponente de resina epóxi (em várias cores), e catalisador (que provoca o endurecimento da massa).

Pensei da mesma forma que vc, Sid

Pensei igual ao Sid e ao Gandalf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo