Assinale a frase que não apresenta problemas de coesão.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão versa sobre coesão referencial.
A) É característica do chato que ele é a última pessoa a saber disso.
- "É característica do chato que" - veja que a conjunção integrante "que" - introduz uma oração subordinada substantiva - ok, por que isso é importante? porque isso nos permite concluir que a conjunção ''que'' tem função catafórica (apresentará ou introduzirá uma nova informação).
- Qual é informação que a conjunção "que" está introduzindo? R: "que ele é a a última pessoa a saber". Mas, a pergunta que fica é: "ele é a última pessoa a saber do que?" - veja que a resposta não pode ser "que ele é chato", porque essa informação não está presente, já que o pronome demonstrativo "Disso" serve para substituir um termo, ele deveria substituir a expressão "chato" , porém notem que caso colocado o adjetivo "chato" no lugar do pronome "disso", a frase perde seu sentido, notem:
- "É característica do chato que ele é a última pessoa a saber chato".
- Portanto, percebam que ser "chato" é um atributo (uma qualidade) de um "ser" (pessoa); notem, inclusive, o uso do verbo de ligação (verbo ser = é) que está ligando o predicativo do sujeito ao sujeito, assim, caso a frase fosse escrita de forma direta: "ele é a última pessoa a saber que é chata", vemos que o verbo de ligação, neste caso, está ligando o sujeito ao seu atributo.
- Portanto, a forma como a letra A foi redigida se encontra em erro pelo uso do pronome "disso", haja vistá não ser substituído pelo termo "chato". Assim sendo, pela falta da menção sobre o que "ele não sabe", a colocação pronominal adequada seria pela utilização do pronome "disto".
B) Geralmente aqueles que não têm nada a dizer conseguem levar o máximo de tempo para fazê-lo.
- Fazer o quê? perceba que o verbo ''fazer'' indicando que algo foi feito (ou que está sendo feito) não menciona que algo é esse. Aqui temos um problema de coesão referencial por não fazer referência ao que era feito (ou o que continua sendo feito).
C) São raros os homens que sabem tolerar nos outros os defeitos que eles próprios têm.
- Vejam que o pronome do caso reto "eles" retomam "os homens", assim, veja que na segunda oração temos um pronome retomando de forma coesa o sujeito da primeira mantendo-se a lógica textual (chamamos essa lógica textual de 'textualidade' - nas palavras da prof. Adriana Figueredo). Assim, notem que na segunda oração, a passagem "que eles próprios têm" remete de forma correta aos "homens" - temos aqui uma correta coesão referencial.
OBS.: Por esticar demais o comentário da letra A, pois acho que é a única alternativa que possa gerar dúvidas, não deu para terminar todas as alternativas, desta forma, a continuação estará no primeiro comentário.
MOTIVO DA LETRA A ESTAR ERRADA
"É característica do chato que ele é a última pessoa a saber disso."
Basta você se perguntar "Disso o quê?", pois a oração traz ao final um pronome que deveria retomar alguma coisa, mas não há nenhum referente anterior a que o pronome disso se refere. Por isso não está coesa.
Qualquer erro meu podem comentar aqui. ^-^
Refazer!
Não entendi NADA.
.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo