Dia a dia acelerado Com a mente inquieta, a ansiedade prejud...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q942158 Português
Dia a dia acelerado
Com a mente inquieta, a ansiedade prejudica as atividades do cotidiano – mais do que até um ansioso pode imaginar!
[...]
“Ansiedade é o excesso de futuro”, resume Marcelo Santiago, coach de alta performance e palestrante motivacional. Marcelo lembra um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo que constatou que 95% do sofrimento humano é causado pelo pensamento e pela imaginação. “As pessoas ficam presas ao passado e não conseguem se desligar do ‘problema’ ou de um fato que já aconteceu ou então estão preocupados demais com o futuro (‘pré-ocupar’ significa ocupar-se antes). Às vezes, aquele filmezinho só acontece na mente e nem chega de fato a acontecer. Isso acaba gerando medo, estresse e ansiedade”, explica o coach.
SEGREDOS DA MENTE. Cérebro e Ansiedade. Ano 2. n. 3, 2017.
A propósito da concordância do verbo e do predicativo destacados no texto, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Interpretação da Questão: A questão aborda a concordância do verbo e do predicativo no contexto apresentado, especificamente sobre a expressão “95% do sofrimento humano é causado pelo pensamento e pela imaginação”. Aqui, é importante entender como a concordância se aplica a essa construção gramatical.

Norma Gramatical Aplicável: A regra de concordância verbal estabelece que o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. No caso em questão, o sujeito é “95% do sofrimento humano”, que é um sujeito simples. O núcleo do sujeito é “sofrimento”, que está no singular, o que determina a concordância do verbo.

Alternativa Correta: A alternativa A é a correta, pois a frase permite que o verbo fique tanto no singular quanto no plural, dependendo da interpretação. O singular é mais adequado, pois o foco está no “sofrimento” em si, e não em “pensamento e imaginação”, que são complementos. Portanto, é admissível o singular ou o plural dependendo da análise, mas o singular é o mais comum e correto.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

B - O singular é apontado como correto apenas considerando o núcleo “sofrimento”, mas ignora a possibilidade do verbo concordar com “pensamento e imaginação”; portanto, a afirmação é limitada.

C - Declara que o plural é correto, mas isso não se aplica ao verbo, que deve concordar com o núcleo do sujeito, e não com os complementos.

D - Afirma que o núcleo do sujeito simples é “humano”, que não é verdade, pois “humano” é um adjetivo que qualifica “sofrimento”. O núcleo é “sofrimento”, que está no singular.

E - Alega que a construção não está de acordo com a norma padrão, mas a frase está correta. A comparação com a frase “A maioria das pessoas ficaria curiosa...” não se aplica, pois trata-se de uma construção diferente, onde o sujeito é mais complexo.

Com isso, podemos concluir que a alternativa A é a mais adequada dentro do contexto apresentado, pois reflete corretamente a flexibilidade da concordância no caso mencionado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Correto: A

Quando temos a utilização de percentual "95% do sofrimento humano" (que é o sujeito) a concordância será opcional, desde que seja possível.

95% SÃO CAUSADOS OU Sofrimento humano é causado

Muito cuidado aí pessoal, temos uma oração de voz passiva:


"...95% do sofrimento humano é causado pelo pensamento e pela imaginação."


"95% do sofrimento humano" é o sujeito paciente;


"o pensamento e a imaginação" aqui temos o agente da passiva, ou seja, autor da ação. Logo, a concordância tem que ser feita com ele. Na voz ativa, a oração ficaria assim:


"O pensamento e a imaginação causam 95% do sofrimento humano."


Também poderíamos ter o seguinte:


"O pensamento e a imaginação causa 95% do sofrimento humano." Com o verbo dando ênfase à "imaginação".


Como na passiva o verbo auxiliar é quem dita a flexão do particípio, e ele tem que estar no mesmo tempo do verbo da voz ativa, logo, podemos ter concordância tanto no singular, como no plural. GABARITO A


OBS: Eu errei a questão por falta de atenção. Ainda bem que não era a prova ainda. kkkkkkkkkk


...95% do sofrimento humano é causado pelo pensamento e pela imaginação. 

Podemos concordar com a porcentagem (95%) e nesse caso teremos plural.

Podemos concordar com o adjunto (sofrimento humano) e nesse caso teremos singular.

GABARITO: A

MAIORIA dos gramáticos, como: bechara, pestana, outros...


Entendem que a concordância é realizada no numeral (95%) quando este é MAIOR que 1 (1,9 não é maior que 1 somente de 2 para cima) ou quando o termo DETERMINANTE esteja no PLURAL ou SINGULAR. Portanto, qualquer uma das formas estará correta.



Mortais, fé na missão.

Senhores, rumo à NOMEAÇÃO!

95% do sofrimento humano é causado  ( concordando com o sofrimento ) = correto


95% do sofrimento humano são causados ( concorda com 95% ) = correto


OBS: até 1,99 O VERBO FICA NO SINGULAR!



GAbARITO: A


 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo