Leia o fragmento a seguir. A lenda dos três reis magos. Ouro...
Leia o fragmento a seguir.
A lenda dos três reis magos.
Ouro, incenso e mirra, esses foram os três presentes que os magos levaram ao Menino Jesus. Os magos não eram três e não eram reis. E provavelmente jamais existiram, mas têm nomes: Baltasar, Gaspar, Melquior. Suas fisionomias lembram as três etnias da Humanidade conhecidas na época em que a lenda se formou.
Sobre o fragmento, assinale a afirmativa inadequada.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: LETRA C
Se é provável não gera certeza UAI!
A) O título do texto já antecipa algo que não é verdadeiro.
- O fragmento "A lenda.." - remete a um mito, uma história antiga, um conto, etc. Nada que possa ter uma afirmação categórica. Além de, ao ler o texto, percebe-se que posteriormente o autor menciona que não se trata de ''3 reis'', logo, podemos afirmar que o título traz uma informação que se pode validar em decorrência da leitura textual que tais informações são falsas, já que não eram três, e nem eram reis.
B) Ao usar, no primeiro período, a expressão os magos já mostra o conserto de algo equivocado.
- Percebe-se que a letra B está em conformidade com a passagem: "os magos não eram três e não eram reis". Ou seja, no primeiro período, quando lemos o fragmento textual "esses foram os presentes que os magos levaram ao Menino Jesus" - nota-se que há uma correção em relação ao título que menciona "três reis magos" enquanto que no parágrafo faz-se menção apenas a "magos".
C) O termo provavelmente mostra uma certeza sobre a inexistência dos reis magos.
- Provavelmente mostra uma possibilidade, uma probabilidade e não uma certeza.
D) A alusão às etnias funciona como uma explicação para o aparecimento dessas figuras no texto bíblico.
- Quando lemos a passagem: "Suas fisionomias lembras as três etnias da humana conhecidas na época em que a lenda se formou" sugere que caso houvesse mais mais etnias, pode ser que houvesse mais 'magos', a ideia é de que Cristo foi visitado pelos reis que representavam cada parte do mundo.
E) Os presentes dados ao Menino Jesus também fazem parte das incertezas presentes na Bíblia.
- Evidentemente que entre a letra C e a letra E a mais errada é a letra C, pois a ideia central do texto é trabalhar a tese de que toda a história narrada, dos reis magos, não passa de uma lenda, logo, se é uma lenda, há uma grande possibilidade de que seja inventada, por isso, a lenda por si só já justifica a letra A e a letra B. Veja que o autor do texto (o que não se confunde com o examinador da questão) trouxe diversas 'ideias' de que há uma subjetividade nesse conto narrado, incertezas. Portanto, podemos inferir que, bem como nessa lenda dos reis magos há incertezas, na Bíblia há outras incertezas também (a exemplo podemos citar um conto onde o mar foi aberto, ou aquele onde um homem foi engolido por um grande peixe por alguns dias e depois foi cuspido, enfim. NÃO estou menosprezando ou diminuindo nenhum acontecimento, estou apenas mostrando o lado do autor).
Gabarito letra C.
Cogitei a e), mas retomei o texto e percebi que trabalha em volta da incerteza da veracidade da história narrada. Apesar de não dizer expressamente sobre os presentes, fiz o seguinte raciocínio: trata da possibilidade de inexistência dos próprios reis magos, então, consequentemente, dos presentes.
Emocionada resolvendo questão: li a C pensei é essa, quando cheguei na E li e já marquei. Razão x Religião não se misturam!!!
Como dito nas respostas acima :
- ¨Provavelmente mostra uma possibilidade, uma probabilidade e não uma certeza.¨
A palavra PROVAVELMENTE trás probabilidade, não uma certeza, logo a alternativa c está errada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo