As anomalias construtivas são originárias a partir de fator...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: IBFC Órgão: IDAM Prova: IBFC - 2019 - IDAM - Engenheiro Civil |
Q1018927 Engenharia Civil
As anomalias construtivas são originárias a partir de fatores endógenos, exógenos, naturais e funcionais, portanto, analise nomes e descrições.
1. Fatores Endógenos 2. Fatores Exógenos 3. Fatores Naturais 4. Fatores Funcionais
A. Provenientes da intervenção de terceiros na edificação, tais como os danos causados por obra vizinha, choques de veículos em partes da edificação, vandalismos etc. podem ameaçar seriamente o prédio. Recomenda-se a realização de perícia de engenharia para a apuração dos danos e responsabilidades. B. Provenientes da imprevisível ação da natureza, tais como as descargas atmosféricas, as enchentes, tremores de terra e outros, podem causar danos que coloquem em risco a edificação, sendo conveniente a realização da vistoria técnica e orçamento que consignem a extensão dos problemas e respectivos valores reparadores, visando a receber o pagamento correto do sinistro pela seguradora do prédio. C. Provocam falhas decorrentes do uso inadequado, envelhecimento ou falta de manutenção, tais como as sujidades e desgastes dos revestimentos e fachadas, incrustações e corrosões das tubulações hidráulicas, os ataques de pragas urbanas (cupins), infiltrações das jardineiras etc. também podem ser evitados. Deve-se realizar a inspeção predial que se constitui da vistoria de fiscalização das conformidades de uso e manutenção, fundamental para a posterior implantação do plano de manutenção com ações corretivas e preventiva. D. Provenientes de irregularidades de projeto, ou de execução, ou de materiais utilizados, ou ainda, da combinação dessas etapas. Infiltrações, trincas, insuficiência de vagas de garagem, portas empenadas e outros problemas, aparentes ou ocultos, devem ser reparados na fase de garantia do imóvel para evitar agravamentos posteriores. É recomendável fazer inspeções técnicas e legais para a devida apuração das falhas e respectivas recomendações corretivas. Assinale a alternativa que representa as correlações corretas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra D

 

1 Fatores Endógenos --> Internos a edificação ou projeto possível de controle pelo construtor ou projetista

 

2 Fatores Exógenos--> Fatores externos a edificação que não se tem controle e que não se relacionem a natureza.

 

3 Fatores Naturais --> Fatores relacionados a fenômenosnaturais não controláveis

 

4 Fatores Funcionais --> Relacionados com o constante uso da edificação.

GABARITO=D

1. Fatores Endógenos= Provenientes de irregularidades de projeto, ou de execução, ou de materiais utilizados, ou ainda, da combinação dessas etapas. Infiltrações, trincas, insuficiência de vagas de garagem, portas empenadas e outros problemas, aparentes ou ocultos, devem ser reparados na fase de garantia do imóvel para evitar agravamentos posteriores. É recomendável fazer inspeções técnicas e legais para a devida apuração das falhas e respectivas recomendações corretivas.

2. Fatores Exógenos= Provenientes da intervenção de terceiros na edificação, tais como os danos causados por obra vizinha, choques de veículos em partes da edificação, vandalismos etc. podem ameaçar seriamente o prédio. Recomenda-se a realização de perícia de engenharia para a apuração dos danos e responsabilidades.

3. Fatores Naturais= Provenientes da imprevisível ação da natureza, tais como as descargas atmosféricas, as enchentes, tremores de terra e outros, podem causar danos que coloquem em risco a edificação, sendo conveniente a realização da vistoria técnica e orçamento que consignem a extensão dos problemas e respectivos valores reparadores, visando a receber o pagamento correto do sinistro pela seguradora do prédio.

4. Fatores Funcionais= Provocam falhas decorrentes do uso inadequado, envelhecimento ou falta de manutenção, tais como as sujidades e desgastes dos revestimentos e fachadas, incrustações e corrosões das tubulações hidráulicas, os ataques de pragas urbanas (cupins), infiltrações das jardineiras etc. também podem ser evitados. Deve-se realizar a inspeção predial que se constitui da vistoria de fiscalização das conformidades de uso e manutenção, fundamental para a posterior implantação do plano de manutenção com ações corretivas e preventiva.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo