No mercado brasileiro, há diversos tipos de cimento, formado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2783857 Engenharia Civil

No mercado brasileiro, há diversos tipos de cimento, formados a partir da mistura do clínquer e do gesso a outros materiais, como escórias de alto-forno, pozolanas, fíleres etc. Assim, surgiram os diversos tipos de cimentos com propriedades e características específicas para serem utilizados em diferentes situações. Citam-se:


I- Cimento Portland Comum (CP I) - São adequados para o uso em construções de concreto em geral quando não há exposição a substâncias químicas agressivas presentes no solo (sulfatos) ou em águas subterrâneas e não são exigidas propriedades especiais do cimento.

II- Cimento Portland Composto com Escória (CP II-E) - Com adição de escória granulada de alto-forno, evita que a estrutura de concreto fissure por causa da alta temperatura de reação. Também permite produzir um concreto com resistência maior do que aquele feito com o cimento Portland comum.

III- Cimento Portland de Alto-Forno (CP III) - A adição de escória de alto-forno confere maior impermeabilidade e durabilidade ao concreto, além de reduzir o calor de reação e proporcionar maior resistência química ao produto.

IV- Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI) - Usado para fabricar concretos que precisam adquirir resistência com rapidez. Com pouco mais de um dia de idade, o concreto feito com o CP

V-ARI atinge a resistência à compressão que os concretos comuns levam até quatro semanas para alcançar.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas