Sobre o tema fundações diretas, analise as assertivas.I - A ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1309038 Engenharia Civil
Sobre o tema fundações diretas, analise as assertivas.

I - A ruptura por puncionamento é do tipo dúctil, ou seja, vem acompanhada por recalques incessantes, e a fundação ainda permanece “aprumada”. A ruptura geral é do tipo frágil, com recalques pequenos e tombamento da sapata. II - São três os modos de ruptura em fundações diretas: para solos rígidos, ruptura por puncionamento; para solos compressíveis, ruptura geral e para solos intermediários, ruptura local. III - Quando existir apenas uma camada de solo abaixo da sapata até a profundidade delimitada pelo bulbo de tensões, pode-se empregar valores médios dos parâmetros do solo, mas sempre não drenados para a coesão e para o ângulo de atrito.

Está correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito LETRA B

São três os modos de ruptura em fundações diretas: ruptura geral (para solos rígidos, ruptura por puncionamento (para solos compressíveis) e ruptura local (para solos intermediários).

Outras questões sobre mecanismo de ruptura para treinar:

Q1155105

q272879

q105371

Alguem sabe explicar a III? por que sempre valores não drenados?

I - A ruptura por puncionamento é do tipo dúctil, ou seja, vem acompanhada por recalques incessantes, e a fundação ainda permanece “aprumada”. A ruptura geral é do tipo frágil, com recalques pequenos e tombamento da sapata. (Correto)

II - São três os modos de ruptura em fundações diretas: para solos rígidos, ruptura por puncionamento (ruptura geral); para solos compressíveis, ruptura geral (ruptura por puncionamento) e para solos intermediários, ruptura local. (Errado)

III - Quando existir apenas uma camada de solo abaixo da sapata até a profundidade delimitada pelo bulbo de tensões, pode-se empregar valores médios dos parâmetros do solo, mas sempre não drenados para a coesão e para o ângulo de atrito. (Correto)

Para o cálculo de capacidade de carga, geralmente predomina como crítica a condição não drenada, pois a capacidade de carga tem a tendência de aumentar com a dissipação das poro-pressões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo