Qual dos itens a seguir aumenta como resultado da estimulaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q370060 Fisioterapia
Qual dos itens a seguir aumenta como resultado da estimulação nervosa parassimpática da musculatura lisa brônquica?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa correta: D - Trabalho respiratório resistido

A questão aborda o efeito da estimulação nervosa parassimpática na musculatura lisa brônquica. Esse é um tema relevante na fisioterapia respiratória, pois envolve o controle do calibre das vias aéreas e, consequentemente, a resistência aérea e a eficiência da ventilação.

O sistema nervoso parassimpático é responsável por regular funções corporais em condições de repouso ou digestão. Na musculatura lisa dos brônquios, sua ativação provoca broncoconstrição, ou seja, uma redução no diâmetro das vias aéreas. Isso resulta em um aumento da resistência ao fluxo de ar, o que significa que o trabalho respiratório resistido aumenta.

Agora, vamos analisar as alternativas:

  • A - Complascência pulmonar: A complacência refere-se à capacidade do pulmão de expandir-se. A estimulação parassimpática não afeta diretamente a complacência pulmonar, pois esta está mais relacionada à elasticidade do tecido pulmonar e não ao tônus muscular das vias aéreas.
  • B - Diâmetro das vias aéreas: Na verdade, a estimulação parassimpática reduz o diâmetro das vias aéreas devido à broncoconstrição. Portanto, o diâmetro não aumenta.
  • C - Trabalho respiratório elástico: Este trabalho está relacionado à energia necessária para vencer as forças elásticas de retração do pulmão e da caixa torácica. A broncoconstrição afeta mais o trabalho resistido do que o elástico.
  • D - Trabalho respiratório resistido: Correto. Com a broncoconstrição, o ar precisa vencer maior resistência para passar pelas vias aéreas, aumentando assim o trabalho respiratório resistido.
  • E - Espaço morto anatômico: Refere-se às partes do sistema respiratório onde não ocorre troca gasosa. A estimulação parassimpática não altera o volume do espaço morto anatômico.

Entender como o sistema nervoso parassimpático influencia a função respiratória é crucial para o manejo de condições respiratórias em fisioterapia. Ao aumentar a resistência das vias aéreas, há um impacto direto no esforço necessário para respirar, um conceito fundamental na reabilitação pulmonar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O sistema parassimpático inerva a musculatura lisa das paredes das vias aéreas através do nervo vago. A ativação desse sistema libera acetilcolina que leva a contração da musculatura lisa e consequente diminuição da traquéia, bronquios e bronquíolos (broncoconstrição). Automaticamente tenho que fazer força para vencer essa resistência aumentando o trabalho respiratório resistido. Letra D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo