Com relação à tipologia, às ideias e a aspectos linguísticos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3291866 Português
   A humanidade produz 400 milhões de toneladas de plástico por ano, e apenas 10% dele é reaproveitado, até mesmo porque a reciclagem de alguns tipos é econômica ou tecnicamente inviável. Mas pode haver solução.

   Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, liderados pela engenheira química e ambiental Kandis Abdul-Aziz, criou um método que transforma o plástico em fertilizante: ele é misturado a palha de milho e se torna um tipo de carvão extremamente poroso, ideal para fertilizar o solo.

   Para transformar o plástico em carvão, a equipe utiliza plásticos como o PET, empregado em garrafas, e o isopor, misturados a resíduos de milho — restos de talos, folhas, cascas e espigas. Os pesquisadores aquecem essa mistura em um reator, sem oxigênio, para romper a estrutura molecular original e obter carbono elementar, que dá origem ao carvão. Esse processo de decomposição por altas temperaturas, chamado pirólise, já é frequentemente usado com outros restos agrícolas.

   Esse carvão pode aumentar o teor de nutrientes como potássio e nitrogênio no solo, além de melhorar a retenção deles. Mas uma de suas aplicações mais promissoras é o uso dele para diminuir a chamada lixiviação de nitrogênio (remoção ou dissolução desse nutriente pela ação da água sobre o solo) e aumentar o teor de carbono orgânico presente no solo, o que otimizaria sua saúde e o crescimento das plantações.

   Quanto aos próximos passos para o desenvolvimento da técnica, a equipe liderada por Kandis Abdul-Aziz está pensando em combinar os plásticos com outros resíduos agrícolas comuns na Califórnia, além da palha de milho. O estado é um dos maiores produtores de frutas cítricas dos Estados Unidos da América, mas a maioria dos resíduos, como cascas, sementes e polpa, é descartada e acaba em aterros sanitários. Além de produzir uma mercadoria valiosa como o carvão, o processo desenvolvido pelos pesquisadores pode fornecer uma alternativa sustentável para elementos que geralmente são considerados lixo.


Nova tecnologia transforma plástico em adubo. Revista Superinteressante, 16/2/2023. Internet: : <super.abril.com.b> (com adaptações)

Com relação à tipologia, às ideias e a aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.  


As palavras “pirólise” e “agrícolas” (último período do terceiro parágrafo) são acentuadas graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

proparoxítonas as duas

pi- - li - se --> proparo

a- grí - co - las --> proparo

Ambas são proparoxítonas .Todas as proparoxítonas são acentuadas

PROPAROXITONAS

  • Todas são acentuadas.
  • Ex: médico, lâmpada, público.

PAROXITONAS

  • i, is, us, um, uns, l, n, r, x, ão, ã, ps
  • Ex: lápis, vírus, tórax, órgão.

OXITONAS

  • a(s), e(s), o(s), em, ens
  • Ex: café, sofá, jacaré, também.

Temos também a queridinha da CESPE :

PAROXITONA TERMINADA EM DITONGO CRESCENTE | PROPAROXITONA ACIDENTAL

  • sériesé-rie (ditongo crescente "ie")
  • espéciees-pé-cie
  • vídeoví-de-o



Porque parecem proparoxítonas (com a tônica na antepenúltima), mas na verdade são paroxítonas, pois o ditongo crescente forma uma só sílaba, mantendo a tônica na penúltima.

gab: c pois as duas são proparoxítonas.

Certo.

Acentua-se toda palavra proparoxítona.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo