Uma paciente com trinta e oito anos de idade chegou ao servi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: DEPEN Prova: CESPE - 2013 - DEPEN - Psicologia |
Q328158 Psicologia
Uma paciente com trinta e oito anos de idade chegou ao serviço de atendimento psicológico encaminhada pelo serviço judiciário. Na entrevista inicial, a paciente relatou estar sendo perseguida pelo dono de um minimercado, que estaria apaixonado por ela. Na ocasião em que se conheceram, segundo relato da paciente, ela fora durante uma tarde ao minimercado para fazer compras. Ao entrar no estabelecimento, a paciente notara que o proprietário anunciava produtos, mas que, ao perceber sua presença, ele mudara o tom de sua voz, o que caracterizava interesse sexual por ela. Desde então, a paciente relatou que o referido comerciante não lhe “deixava em paz” e que, aos finais de semana, ele tem enviado vendedores ambulantes que, sob o pretexto de estarem vendendo algum produto na frente da sua casa, levam “mensagens de amor” direcionadas a ela. Um exemplo de investida citada pela paciente, e que fez os vizinhos chamarem a polícia, foi quando o motorista de um caminhão ambulante de venda de abacaxi colocou músicas sertanejas de cunho amoroso para tocar em frente à sua casa, logo após anunciar “olha o abacaxi!”, o que a irritou bastante. Nesse episódio, a paciente foi ao encontro do motorista do caminhão e provocou uma briga. A paciente abriu mais de dez processos judiciais contra o homem que supostamente a persegue e, na última tentativa de fazê-lo parar a “perseguição”, foi em busca da Anistia Internacional.

Com base na situação hipotética acima apresentada, julgue os itens seguintes.

A paciente apresenta delirium, no qual ocorre alteração do eu, que se vê inflacionado em função do grande investimento libidinal sobre si.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a errada (E).

Para entender por que essa questão está errada, precisamos analisar alguns conceitos. O enunciado descreve uma paciente que acredita estar sendo perseguida por um comerciante de minimercado. Ela interpreta diversos eventos comuns como sinais de perseguição e interesse amoroso. Esses relatos indicam que a paciente possivelmente está sofrendo de um tipo de transtorno delirante, mais especificamente, um delírio de perseguição e erotomania (também conhecido como síndrome de Clérambault).

O delirium, por outro lado, é um quadro clínico completamente diferente. Ele é caracterizado por uma confusão mental aguda, desorientação, alterações no ciclo do sono, e, frequentemente, alucinações visuais e auditivas. O delirium geralmente surge repentinamente e é frequentemente relacionado a condições médicas ou uso de substâncias.

No caso apresentado, a paciente exibe delírios com características persistentes e bem estruturadas, que diferem do estado confusional agudo do delirium. Além disso, a afirmação de que no delirium ocorre uma "alteração do eu, que se vê inflacionado em função do grande investimento libidinal sobre si" não se aplica ao quadro de delirium, mas pode ser mais associada a transtornos psicóticos ou à mania em transtornos do humor.

Por isso, a descrição da paciente não corresponde a um quadro de delirium, mas sim a um transtorno delirante persistente. Portanto, a resposta correta é Errado (E).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Parece-me um caso de erotomania, ou seja, trata-se de delírio e não delirium.

Pegadinha para os desatentos: delirium # delírio

Delirium - Está relacionado às substâncias psicoativas. Em geral, ao álcool.

Fabrício, esse é o delirium tremens, mas existe também o delirium, síndrome confusional aguda causada por distúrbio fisiológicos

O delírio é a manifestação importante de doenças mentais chamadas de psicose, como a esquizofrenia, transtorno bipolar e aquelas relacionadas ao abuso de drogas. Ocorre uma alteração de compreensão da realidade. Essas distorções são acompanhadas de alucinações.

o delirium (com m) é um quadro agudo.  É uma das condições mais comuns em idosos nas emergências e sinaliza que o cérebro do idoso pode estar sendo agredido por causa de algum quadro de saúde. Entre as características estão a queda do nível de atenção, confusão mental, desorientação. Geralmente está associado a infecções, desidratações e medicamentos.

Também é um quadro agudo o delirium tremens, que tem relação, em geral, com dependentes de álcool em abstinência. Ocorrem tremores e convulsões, alterações cardíacas, alucinações. A pessoa precisa ser atendida rapidamente.

Fonte: Bem Estar

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo