Leia com atenção o trecho "tanto o vulgo como os homens de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2039470 Português
            [...] "Retomemos a nossa investigação e procuremos determinar, à luz deste fato de que todo conhecimento e todo trabalho visa a algum bem, quais afirmamos ser os objetivos da ciência política e qual é o mais alto de todos os bens que se podem alcançar pela ação. Verbalmente, quase todos estão de acordo, pois tanto o vulgo como os homens de cultura superior dizem ser esse fim a felicidade e identificam o bem viver e o bem agir como o ser feliz. Diferem, porém, quanto ao que seja a felicidade, e o vulgo não o concebe do mesmo modo que os sábios. Os primeiros pensam que seja alguma coisa simples e óbvia, como o prazer, a riqueza ou as honras, muito embora discordem entre si.[...] Ora, alguns têm pensado que, à parte esses numerosos bens, existe um outro que é autossubsistente e também é causa da bondade de todos os demais. [...]

            Chamamos de absoluto e incondicional aquilo que é sempre desejável em si mesmo e nunca no interesse de outra coisa. Ora, esse é o conceito que preeminentemente fazemos da felicidade. É ela procurada sempre por si mesma e nunca com vistas em outra coisa, ao passo que à honra, ao prazer, à razão e a todas as virtudes nós de fato escolhemos por si mesmos (pois, ainda que nada resultasse daí, continuaríamos a escolher cada um deles); mas também os escolhemos no interesse da felicidade, pensando que a posse deles nos tornará felizes.

            A felicidade, todavia, ninguém a escolhe tendo em vista algum destes, nem, em geral, qualquer coisa que não seja ela própria. [...] Mas é preciso ajuntar 'numa vida completa'. Porquanto uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um dia, ou um breve espaço de tempo, não faz um homem feliz e venturoso."

ARISTÓTELES. Ética a Nicônaco. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
p. 251, 254-6. (Coleção Os Pensadores).
(acesso 18/07/2019)
Leia com atenção o trecho "tanto o vulgo como os homens de cultura superior dizem ser esse fim a felicidade e identificam o bem viver e o bem agir como o ser feliz". É correto afirmar que o enunciado acima possui:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

São orações independentes que somam informações

As orações coordenadas sindéticas são caracterizadas pelo período composto ligado através de uma conjunção ou locução coordenativa.

Os conectivos que coordenam as orações aditivas são: e, nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim, etc

O CONECTIVO ADITIVO UTILIZADO NA QUESTÃO FOI O: E.

Gabarito da questão: Letra D

Fonte: https://www.todamateria.com.br/oracoescoordenadas

As orações coordenadas sindéticas são: Aditivas, Alternativas, Adversativas, Explicativas e Conclusivas.

São chamadas de coordenadas, pois possuem relação de independência entre as orações que integram o período em análise.

GABARITO: D

ORAÇÕES ASSINDÉTICAS:

As orações coordenadas assindéticas são caracterizadas pelo período composto justaposto, ou seja, não são ligadas através de nenhum conectivo.

Exemplos:

  • Chegamos na praia, nadamos, jogamos, comemos.
  • Pegou a chave, abriu a porta, suspirou fundo.
  • Não tem vontade de comer, estudar, sair.

ORAÇÕES SINDÉTICAS:

ADITIVAS: As orações coordenadas sindéticas aditivas são aquelas que transmitem uma ideia de adição, soma.

Os conectivos que coordenam as orações aditivas são: e, nem, não só, mas também, mas ainda, como, assim,

ADVERSATIVAS: As orações coordenadas sindéticas adversativas são aquelas que transmitem uma ideia de oposição ou de contraste.

Os conectivos que coordenam as orações adversativas são: e, mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.

ALTERNATIVAS: As orações coordenadas sindéticas alternativas são aquelas que enfatizam uma escolha dentre as opções existentes.

Os conectivos que coordenam as orações alternativas são: ou, ou … ou; ora … ora; quer … quer; seja … seja.

CONCLUSIVAS: As orações coordenadas sindéticas conclusivas são aquelas que expressam conclusões.Os conectivos que coordenam as orações conclusivas são: logo, portanto, por fim, por conseguinte, pois, então, consequentemente.

EXPLICATIVAS: As orações coordenadas sindéticas explicativas expressam uma explicação sobre algo que foi referido anteriormente.

Os conectivos que coordenam as orações explicativas são: isto é, ou seja, a saber, na verdade, porque, que, pois.

São orações coordenadas sintéticas introduzidas pela conjunção caditivo E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo