Com base nessa situação hipotética, julgue o item.A razão en...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1941049 Matemática

     As irmãs Bianca e Sofia estão jogando um jogo de cartas com um baralho que possui dez cartas, no total. Conforme as regras desse jogo, deve-se tirar três cartas desse baralho, memorizá-las e devolvê-las ao baralho, embaralhando-o. Em seguida, deve-se escolher três novas cartas e anotar o número de cartas que vierem repetidas nesse grupo. Então, embaralha-se novamente o baralho, e a outra irmã repete o mesmo processo. Quem tiver mais cartas repetidas vence o jogo. Se as duas irmãs tirarem o mesmo número de cartas repetidas, o jogo termina empatado. 

Com base nessa situação hipotética, julgue o item.

A razão entre o número de formas de não se tirar nenhuma carta repetida e o número de formas de se tirarem duas cartas repetidas é igual a 5/3. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Bora pedir comentário do professor.

Aquela questão que você fica todo enrolado e no final responde errado kkk

A razão das cartas que as irmãs podem retirar é 3/3:

Primeira irmã= 3 cartas

Segunda irmã= 3 cartas

Total de cartas= 10

3 primeira irmã + 3 segunda irmã = 10

6 x= 10

x= 10/6

x= 1,66...

Razão dada: 5/3= 1,66...

Vejam os vídeos do canal Matemática Para Passar, com os exemplos deles dá pra resolver questões assim.

Deparei com essa questão e com a resolução do colega acima e fiquei encucado. Depois de debruçar sobre a resolução entendi e, respeitosamente, vejo que a resolução acima está errada.

A resolução correta a ser feita é:

"A razão entre o número de formas de não se tirar nenhuma carta repetida e o número de formas de se tirarem duas cartas repetidas é igual a 5/3"

Número de formas de não se tirar nenhuma carta repetida - Ou seja, mesmo que a pessoa vai devolver as 3 cartas pro baralho, ela precisa tirar 6 cartas diferentes. Como são retiradas 3 cartas por vez, E NAO FALA SE É FEITA A RETIRADA UMA POR UMA OU AS 3 DE UMA VEZ, a quantidade de formas de se tirar 3 cartas diferentes são

10*9*8 = ou seja, primeiramente ela pode retirar 10 cartas do baralho, depois 9 cartas (ja que retirou 1 anteriormente) e depois 8 cartas, (ja que retirou 2 anteriormente).

Quando se colocam as 3 cartas novamente no baralho e embaralha, para não ter carta repetida, existem 7 cartas que podem ser retiradas na 4º retirada, 6 na 5ª e 5 na 6ª retirada.

Assim, existem 10*9*8*7*6*5 formas de se retirar cartas diferentes.

Agora, achamos a quantidade de formas de se retirar duas cartas repetidas.

O raciocínio inicial é o mesmo. A primeira mão tem que sair todas diferentes, ja que nao tem retorno da carta no monte, sendo 10*9*8.

A segunda mão, após retornar as cartas e embaralhar, deve ser retirado, na 4 retirada, 7 cartas (excluindo as 3 cartas ja retiradas anteriormente). Na 5ª retirada pode-se retirar 6 cartas (excluindo as 4 cartas ja retiradas anteriormente) e agora, na ultima retirada eu preciso que 1 carta seja igual às 3 inicias. Logo, posso retirar 3 das 10 cartas.

Assim, teremos: 10*9*8*7*6*3

A razão então é:

10*9*8*7*6*5/10*9*8*7*6*3

Cancelamos a multiplicação dos fatores comuns que existem no numerador e denominador e encontramos 5/3.

Vim aqui pedir ajuda aos universitários

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo