No excerto: “A ciência não sabe bem o porquê, mas há algumas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1813520 Português

O texto servirá de subsídio para a questão:

 

Qual a memória mais antiga que uma pessoa pode ter?

 

    Provavelmente, algo que aconteceu entre três e quatro anos de idade. Dificilmente lembramos de algo anterior a esse período. A ciência não sabe bem o porquê, mas há algumas pistas.

    A primeira é a imaturidade do cérebro. Mesmo que funcionem desde a mais tenra idade, os sistemas neurais envolvidos na formação da memória, como o hipocampo, não estão maduros o suficiente para armazená-la a longo prazo.

    Outra hipótese é que as crianças vivem em um mundo pré-linguístico. Sem a linguagem, fica difícil representar as memórias – e, consequentemente, organizá-las e recuperá-las.

    O pai da psicanálise, Sigmund Freud, dizia que as memórias da primeira infância ficam, sim, guardadas no cérebro. O problema é que os adultos não conseguem acessá-las. Seja como for, as habilidades que você adquiriu nessa época – como andar e falar – jamais são esquecidas. (...)

 

Fonte: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/qual-e-a-memoria-mais-antiga-que-uma-pessoa-pode-ter/

No excerto: “A ciência não sabe bem o porquê, mas há algumas pistas.” Temos um exemplo de uso dos porquês, ou seja, ele funciona como um substantivo, é grafado junto, com acento circunflexo e significa “motivo” ou “razão”. Nesse sentido, assinale a alternativa que possui um EQUÍVOCO no uso dos porquês.
Alternativas