O jornal e suas metamorfoses Moradores de Copacabana, compra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: CONPASS Órgão: Prefeitura de Brejinho - RN
Q1214370 Português
O jornal e suas metamorfoses
Moradores de Copacabana, comprai vossos peixes na Um senhor pega um bonde depois de comprar o jornal e pô-lo debaixo do braço. Meia hora depois, desce com o mesmo jornal debaixo do mesmo braço. 
Mas já não é o mesmo jornal, agora é um monte de folhas impressas que o senhor abandona num banco de praça. 
Mal fica sozinho na praça, o monte de folhas impressas se transforma outra vez em jornal, até que um rapaz o descobre, o lê, e o deixa transformado num monte de folhas impressas. 
Mal fica sozinho no banco, o monte de folhas impressas se transforma outra vez em jornal, até que uma velha o encontra, o lê e o deixa transformado num monte de folhas impressas. Depois, leva-o para casa e, no caminho, aproveita-o para embrulhar um molho de celga, que é para o que servem os jornais depois dessas excitantes metamorfoses. 
CORTÁZAR, Julio. Histórias de Cronópios e de Famas. 4 ed. Trad. Glória Rpdroguez. Rio de Janeiro. Ed., Civilização Brasileira, 1983. p 64-65.
Das afirmações seguintes: 
I. A personagem principal do conto é “um jornal”; o que é algo inusitado. 
II. Ao longo do conto, o jornal se transforma em folhas impressas e depois se transforma novamente em jornal. 
III. O terceiro e o quarto parágrafo do conto iniciam-se praticamente com as mesmas palavras e expressa um contraste interessante entre o “ar de novidade” usado para descrever uma metamorfose vivida pelo jornal e a sua repetição.
Alternativas