Considere um recipiente contendo um gás ideal em equilíbrio ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pelo que entendi, como há transferência de calor do ambiente, uma parte de Q alterará a entropia do gás e a outra será perdida para o ambiente, por isso, Q > ΔS.
Erros, por favor, corrijam. Eu errei a questão.
Acredito que seja devido ao fato de ser uma transformação isotérmica. Dessa forma, não há variação da energia interna e, consequentemente, a entropia permanece constante. Também não tenho certeza :(
na formula da entropia temos ΔS = Q/T, ou seja, a entropia é igual ao calor dividido pela temperatura, então obviamente o resultado de ΔS será menor do que o valor de Q.
Se durante o processo reversível o calor estiver sendo transferido do sistema (gás) para o ambiente, então o sinal do calor Q
Q será negativo, indicando uma perda de calor pelo sistema. Nesse caso, a relação entre o calor recebido pelo gás (Q) e a variação de entropia do gás (ΔS) será:
Q = −T⋅ΔS
Q= −T⋅ΔS
Assim, o módulo do calor recebido pelo gás será maior quando a variação de entropia (ΔS
ΔS) for negativa. Isso ocorre porque, se a entropia do sistema diminui (ΔS
ΔS negativo), o módulo do calor Q necessário para essa transferência de calor será maior para manter o equilíbrio termodinâmico do sistema.
Portanto, em um processo reversível no qual o calor é transferido do sistema para o ambiente, o módulo do calor recebido pelo gás será maior quando a variação de entropia do gás for negativa. (Q > ΔS).
Expansão, portanto trabalho positivo.
Isotérmica, portanto U nulo
0=q-w
Q=w
Se w (trabalho) é positivo, Q é positivo tbm.
Se Q é positivo, é maior que U (que é nulo).
Fiz essa análise, corrijam-me se há algo errado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo